O fim de semana no Triângulo Mineiro e no Alto Paranaíba deve ser de temperaturas elevadas e baixa umidade do ar. Conforme a previsão, as máximas nas regiões podem chegar a até 35°C.
Apesar das altas temperaturas, o Brasil ainda vive o inverno, estação que só encerra em 22 de setembro, quando se inicia a primavera.
A professora de climatologia, Alcione Wagner, explicou que as temperaturas seguem o esperado para o mês de agosto e que a causa do aquecimento é uma ampla circulação anticiclônica sobre a parte central do Brasil. O fenômeno deve durar uma semana.
“Ventos de níveis mais elevados vão bloquear a entrada de ar frio. Vale ressaltar que no mês de agosto, naturalmente, temos um aumento das temperaturas”, indicou.
Ela ainda alertou que a umidade do ar segue em níveis críticos, com valores menores do que 30%, no período da tarde. Há possibilidade de queimadas e não há previsão de chuva para as regiões.
Os dias mais quentes devem ser esperados em Ituiutaba. As únicas cidades que podem ter mínimas abaixo dos 15°C são Patrocínio, Patos de Minas e Araguari.
Fonte: G1