A instalação de placas denominativas nas ruas dos bairros Waldemar Marchi I e II, Jardim Esmeralda, Chácara dos Padres e outros pontos da cidade foi uma indicação do vereador Alexandre Braz aprovada na sessão ordinária do dia 18.
Segundo ele, esta medida cumpre com a lei 6.386 que estabelece a obrigatoriedade da implantação de postes nas esquinas contendo as devidas placas de nomenclatura das ruas, nos novos loteamentos e conjuntos habitacionais a serem aprovados no Município de Frutal.
Ele comenta que a falta de placas indicando os nomes das ruas torna praticamente impossível a identificação dos logradouros. Isso tem gerado reclamações frequentes de moradores de diversos pontos da cidade, uma vez que o problema causa prejuízos quando deixam de receber correspondências e encomendas dos Correios e também de entregadores de supermercados, farmácias, jornais, revistas, etc. Pode ocorrer ainda atraso em prestação de socorro pelo Corpo de Bombeiros, pela dificuldade de se achar um endereço.
Os Correios argumentam que a entrega em domicílio é feita desde que atendidas algumas condições como logradouros com condições de acesso e de segurança para o empregado postal, existência de placas indicativas de nomes das ruas, imóveis com numeração ordenada, individualizada e única.
“A organização viária da cidade é uma das premissas que devem nortear o Administrador Público. Sugerimos que essas placas sejam padronizadas e tenham mais qualidade para maior durabilidade. Pode-se também fazer uma parceria com a iniciativa privada, para a confecção das placas indicativas dos logradouros, mediante acordo para que as empresas tenham espaço para expor suas propagandas”, esclarece.