Patrocínio teve o primeiro caso de coronavírus confirmado nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba. A informação é do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado neste sábado (14). Até esta sexta-feira (13) a cidade não tinha sequer um casos suspeito em investigação.
Ainda conforme a SES-MG, o caso em Patrocínio é uma mulher, de 37 anos, residente no município, com histórico de viagem para a Itália.
Na publicação do Estado também aparecem três casos suspeitos em investigação em Carmo do Paranaíba. E em Uberlândia, houve redução de um caso sob suspeita, que foi descartado.
Portanto, nas regiões do Triângulo e Alto Paranaíba agora são 46 notificações, sendo 39 casos sob investigação, um confirmado e seis descartados.
Uberlândia
No sábado (14), um dos casos em investigação em Uberlândia foi descartado pela SES-MG. Com isso, a cidade está com 23 casos suspeitos sendo investigados, nenhum confirmado e cinco descartados.
Uberlândia continua sendo a segunda em Minas Gerais com maior número de casos suspeitos, atrás apenas de Belo Horizonte (115).
Araguari
Araguari continua com quatro casos suspeitos de coronavírus em investigação. Os dois primeiros foram registrados na segunda-feira (9).
Segundo o Município, os quatro pacientes estiveram recentemente em Portugal e apresentaram sintomas característicos de coronavírus. A Prefeitura de Araguari ainda informou que todos coletaram materiais para exames e receberam orientações para isolamento domiciliar.
Patos de Minas
Patos de Minas também segue com dois casos suspeitos da doença. O Município informou que esses dois pacientes são moradores da cidade e retornaram recente de Milão, na Itália. O material biológico foi coletado nessas quarta-feira (11) e quinta-feira (12) e encaminhado para a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte.
A Prefeitura ainda enfatizou que esses dois casos são novos. E o primeiro relatado, anteriormente, no boletim da SES-MG está descartado. Contudo, não há número descartado em Patos de Minas conforme o boletim estadual.
Araxá
Araxá também segue com dois casos suspeitos de coronavírus em investigação. De acordo com a Prefeitura de Araxá, tratam-se de um homem, de 37 anos, que teve contato com uma pessoa que esteve na Itália recentemente; e de uma uma jovem, de 23 anos, que viajou para a Europa.
O Município afirmou, ainda, que foram colhidos materiais para exames de ambos e aguarda os resultados. Os dois estão em isolamento domiciliar e passam bem.
Também disse que Araxá está preparada para oferecer os primeiros atendimentos em casos suspeitos de coronavírus. Que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) possui leito de isolamento e profissionais treinados para atendimento especializado.
Minas Gerais
No Estado, há 297 casos suspeitos em notificação, quatro confirmados e 85 casos já foram descartados.
O primeiro caso confirmado de coronavírus em Minas Gerais foi divulgado neste domingo (8). Conforme a pasta, trata-se de uma mulher, de 47 anos, moradora de Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em fevereiro com retorno ao Brasil em março. Ela não foi hospitalizada e está em isolamento domiciliar.
O segundo caso confirmado foi em Ipatinga, no Vale do Rio Doce.
Os outros dois casos estão em Patrocínio, no Alto Paranaíba, e em Juiz de Fora, na Zona da Mata.
Coronavírus no Brasil
Neste sábado (14), o Ministério da Saúde informou 121 casos confirmados de coronavírus no Brasil. O país tem 1.496 casos suspeitos e 1.413 descartados.
Os casos confirmados estão nos estados de São Paulo (65), Rio de Janeiro (22), Paraná (6), Distrito Federal (6), Rio Grande do Sul (6), Santa Catarina (4), Goiás (3), Bahia (2), Pernambuco (2), Minas Gerais (2)*, Espírito Santo (1), Alagoas (1), Rio Grande do Norte (1).
UFTM suspende aulas e eventos presenciais em Uberaba e Iturama por causa do coronavírus
A Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) suspendeu, a partir desta segunda-feira (16), as atividades acadêmicas presenciais e eventos nos campi Uberaba e Iturama por causa do novo coronavírus.
Segundo a instituição, foram levados em conta o aumento de casos confirmados no Brasil, as notícias de casos suspeitos na cidade de Uberaba e a situação de emergência em saúde pública.
Por enquanto, estão suspensas as aulas e outras atividades curriculares que exigem presença física dos cursos de graduação, técnicos, pós-graduação, especialização e aperfeiçoamento nas duas unidades.
Veja as últimas notícias sobre o coronavírus nas regiões de Rio Preto e Araçatuba
O Hospital de Base mudou a rotina de funcionários e visitantes a partir desta semana por causa do coronavírus. Os funcionários que repassam informações para os pacientes que chegam ao hospital já estão usando máscaras de proteção, assim como na recepção. Além disso, o HB vai restringir visitas para uma pessoa apenas por paciente. Os trabalhos sociais, como com voluntários, foram dispensados também.
São José do Rio Preto (SP) ainda está aguardando a contraprova do Instituto Adolfo Lutz sobre o resultado positivo para coronavírus de uma moradora que fez exame no Hospital de Base. A paciente é uma mulher de 28 anos que esteve recentemente na Europa, e agora está em casa, em isolamento domiciliar.
Covid-19: novos testes descartam suspeitas de coronavírus na região de Ribeirão Preto, SP
Novos testes realizados pelo Instituto Adolfo Lutz descartaram a incidência de coronavírus em casos considerados suspeitos na região de Ribeirão Preto (SP) nesta quarta-feira (4).
Ao menos cinco exames realizados com pacientes de Batatais (SP), Barretos (SP) e Ribeirão Preto tiveram resultados negativos para o Covid-19 até o período da manhã, segundo informações divulgadas pelas prefeituras.
Os números das secretarias municipais e do Ministério da Saúde não são necessariamente iguais, já que os órgãos têm horários e procedimentos distintos para apresentação dos boletins diários.
Em Ribeirão Preto, os dois casos descartados são de duas mulheres. Na terça-feira (3), a suspeita sobre um homem de 42 anos que havia viajado para a Itália também foi derrubada. Outros oito pacientes seguem sob investigação das autoridades de saúde.
"Esperamos que, a exemplo dos três já negativos, todos os demais a serem analisados através do Instituto Adolfo Lutz também possam ser negativos", disse o prefeito Duarte Nogueira (PSDB).
Segundo a Prefeitura de Barretos, duas pacientes com sintomas da doença também tiveram a hipótese descartada nesta quarta-feira. "A Secretaria da Saúde informa que continua em alerta e seguindo a normas de condutas preconizadas pelo Ministério da Saúde", comunicou.