Geral

BOLETIM DIÁRIO SOBRE O CORONAVÍRUS 17/03/2020

BOLETIM DIÁRIO SOBRE O CORONAVÍRUS 17/03/2020

Triângulo e Alto Paranaíba têm 50 casos suspeitos de coronavírus em investigação, diz SES-MG

As regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba somam 50 casos suspeitos de coronavírus em investigação, um caso confirmado e seis descartados. As informações são do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) divulgado nesta segunda-feira (16). Até neste sábado, as áreas tinham 39 suspeitas sendo analisadas.

Uma nova cidade do Triângulo Mineiro figura na lista, nesta segunda-feira. A SES-MG registrou um caso suspeito da doença em Frutal.

Uberlândia

Nesta segunda-feira (16), cinco novos casos suspeitos de coronavírus em investigação foram registrados em Uberlândia, segundo o boletim. A cidade continua sem confirmações da doença e com cinco casos descartados.

Uberlândia continua sendo a segunda em Minas Gerais com maior número de casos suspeitos, atrás apenas de Belo Horizonte (153).

O Comitê Municipal de Enfrentamento ao Covid-19, divulgou nesta sexta-feira (13) orientações para a população. E nesta segunda-feira (16) recomendações para as empresas da cidade.

A Prefeitura de Uberlândia, que informou que todos os pacientes sob suspeita estão em isolamento domiciliar com orientações médicas. E afirmou que essa medida é adotada por 14 dias a partir da notificação, que é período de incubação do vírus.

Patrocínio

Patrocínio é a única cidade das regiões com caso confirmado. A confirmação de um caso no local ocorreu neste sábado (14)). Até sexta-feira (13), a cidade não tinha sequer um casos suspeito em investigação. Conforme a SES-MG, é uma mulher, de 37 anos, residente no município, com histórico de viagem para a Itália.

Ao G1, a Prefeitura de Patrocínio afirmou que a paciente está com quadro clínico leve e sem indicação de internação hospitalar até o momento. Informou ainda que a paciente está em isolamento domiciliar, bem como os familiares, sendo que nenhum deles apresenta sintomas do coronavírus.

Frutal

O boletim da SES-MG apresentou, nesta segunda-feira (16), o primeiro casos suspeito investigado na cidade. A suspeita já havia sido divulgada pela Prefeitura de Frutal neste sábado (14). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Frutal, trata-se de jovem, de 21 anos, que está sendo monitorado.

De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marília Gonçalves, o caso é considerado apenas suspeito, pois o jovem chegou há 14 dias de uma viagem à Europa. Ainda segundo ela, o paciente está em casa e é monitorado constantemente por agentes de saúde do Município. A Secretaria de Saúde informou que está tomando todas as medidas necessárias.

Minas Gerais

No Estado, há 420 casos suspeitos em investigação, seis confirmados e 85 casos já foram descartados.

O primeiro caso confirmado de coronavírus em Minas Gerais foi divulgado neste domingo (8). Conforme a pasta, trata-se de uma mulher, de 47 anos, moradora de Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em fevereiro com retorno ao Brasil em março. Ela não foi hospitalizada e está em isolamento domiciliar.

O segundo caso confirmado foi em Ipatinga, no Vale do Rio Doce.

Neste sábado, outros dois casos foram confirmados em Patrocínio, no Alto Paranaíba, e em Juiz de Fora, na Zona da Mata.

E nesta segunda-feira, foram confirmados casos um caso em Belo Horizonte e o segundo em Juiz de Fora.

Coronavírus no Brasil

Brasil tem 234 casos confirmados de novo coronavírus; transmissão comunitária no DF é revisada

O Ministério da Saúde divulgou nesta segunda (16) novo balanço dos casos confirmados de novo coronavírus (Sars-Cov-2) no Brasil: são 234 casos. São 152 casos confirmados em São Paulo e 31 no Rio de Janeiro. Ao todo, 15 estados e o Distrito Federal têm casos confirmados. Atualmente, a idade média dos infectados é de 40 anos.

Uberaba tem dez casos suspeitos de coronavírus em investigação, diz Prefeitura

Uberaba tem dez casos suspeitos de coronavírus em investigação. A informação foi divulgada às 12h desta segunda-feira (16) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que ressaltou que a cidade não tem nenhum caso confirmado.

Dos dez casos suspeitos, oito são mulheres. Todos os pacientes tiveram material colhido para exames, foram orientados a ficar em isolamento domiciliar e são monitorados pela SMS.

A orientação da SMS é que, quem apresentar sintomas de gripe forte, especialmente se tiver viajado ou mantido contato com alguém que viajou recentemente para países com casos da doença, deve procurar as unidades de saúde para avaliação médica criteriosa.

Apesar da divulgação da Prefeitura, os novos casos suspeitos anunciados recentemente em Uberaba ainda não constam na lista oficial da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Conforme a última divulgação no sábado, Uberaba continua com quatro casos suspeitos em investigação e um que já foi descartado. Essa diferença é porque os dados levam até três dias para serem atualizados.

O governo federal lembra que, segundo protocolo, os casos só são oficialmente reconhecidos como suspeitos após confirmação do Ministério da Saúde, o que ainda não ocorreu.

Inscreva-se em nossa NewsLetter