SES-MG confirma 1º caso de coronavírus em Uberlândia; veja outras cidades do Triângulo e Alto Paranaíba
A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) confirmou, na tarde desta terça-feira (17), o primeiro caso de coronavírus em Uberlândia. A Prefeitura já havia divulgado a confirmação do caso na manhã desta terça. Além disso, a cidade está com 36 casos suspeitos da doença em investigação, conforme o boletim epidemiológico estadual, publicado nesta terça.
De acordo com a SES-MG, trata-se de um homem, de 39 anos, com histórico de viagem para Uruguai e Argentina. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Uberlândia, o paciente está em isolamento domiciliar e as pessoas com quem ele teve contato também são monitoradas.
Já nas regiões do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, o número de casos em investigação passou de 50 para 70 nas últimas 24 horas.
Uberaba
Segundo o boletim da SES-MG, Uberaba tem 10 casos suspeitos de coronavírus em investigação, nenhum confirmado e segue com um descartado. A Prefeitura informou que a cidade tem atualmente 12 casos sob investigação e três descartados. Segundo o Município, a divergência de dados é porque o Estado leva até três dias para serem atualizados.
Patrocínio
A cidade tem agora dois casos suspeitos em investigação, além do já confirmado. Patrocínio foi a primeira cidade das regiões com caso confirmado, o que ocorreu neste sábado (14). Conforme a SES-MG, é uma mulher, de 37 anos, residente no município, com histórico de viagem para a Itália.
A Prefeitura de Patrocínio afirmou que a paciente está com quadro clínico leve e sem indicação de internação hospitalar até o momento. Informou ainda que a paciente está em isolamento domiciliar, bem como os familiares, sendo que nenhum deles apresenta sintomas do coronavírus.
Sobre os casos suspeitos, O Município informou neste terça que os pacientes seguem o mesmo protocolo: isolamento domiciliar.
Frutal
Frutal segue com um caso suspeito investigado. A suspeita já havia sido divulgada pela Prefeitura de Frutal neste sábado (14). Segundo a Secretaria Municipal de Saúde de Frutal, trata-se de jovem, de 21 anos, que está sendo monitorado.
De acordo com a secretária municipal de Saúde, Marília Gonçalves, o caso é considerado apenas suspeito, pois o jovem chegou há duas semanas de uma viagem à Europa. Ainda segundo ela, o paciente está em casa e é monitorado constantemente por agentes de saúde do Município. A Secretaria de Saúde informou que está tomando todas as medidas necessárias.
Minas Gerais
No Estado, há 692 casos suspeitos em investigação, 14 confirmados e 88 casos já foram descartados.
O primeiro caso confirmado de coronavírus em Minas Gerais foi divulgado neste domingo (8). Conforme a pasta, trata-se de uma mulher, de 47 anos, moradora de Divinópolis, com histórico de viagem para Itália em fevereiro com retorno ao Brasil em março. Ela não foi hospitalizada e está em isolamento domiciliar.
Depois foi confirmado em um Ipatinga, no Vale do Rio Doce; um em Patrocínio, no Alto Paranaíba; dois em Juiz de Fora; um em Uberlândia, no Triângulo Mineiro; cinco em Belo Horizonte; um em Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce; um em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH; um em Sete Lagoas, também na Região Metropolitana de BH.
Coronavírus no Brasil
Nesta terça-feira, o Ministério da Saúde informou 291 casos confirmados de coronavírus no Brasil. Contudo, boletins das secretarias estaduais somam 335 confirmações.
Os especialistas recomendam a “etiqueta respiratória” para evitar a transmissão: cobrir a boca com a manga da roupa ou braço em caso de tosses e espirros e sempre lavar as mãos.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) recomenda que os serviços de saúde adotem protocolos de prevenção antes, durante e depois da chegada do paciente, com desinfecção e ventilação de ambientes.
Para quem trabalha em pontos de entrada no país, como aeroportos e fronteiras, é recomendado o uso de máscaras cirúrgicas.
Caso haja algum caso suspeito em aviões, navios e outros meios de transporte, é recomendado usar máscara cirúrgica, avental, óculos de proteção e luvas. A inspeção de bagagens deve ser feita com máscara cirúrgica e luvas.