Primeiro caso de coronavírus em Uberaba é confirmado pela Prefeitura

A Prefeitura de Uberaba confirmou na tarde desta quarta-feira (18) o primeiro caso de coronavírus na cidade.

A paciente é uma jovem, de 23 anos, que chegou de Londres no dia 9 de março. Segundo a Prefeitura, ela apresentou coriza e dor de garganta no dia 10 e ficou em isolamento domiciliar. Depois, coletou amostra particular dia nesta segunda-feira (16) e o resultado foi liberado nesta quarta.

Até a última atualização da Secretaria de Estado de Saúde, o município contava com dez casos suspeitos em investigação e um descartado.

Para anunciar o caso, o prefeito Paulo Piau gravou um vídeo junto com o secretário municipal de Saúde de Uberaba, Iraci de Souza Neto.

Decreto municipal

Diante da pandemia do coronavírus no país e os casos suspeitos em Uberaba, o prefeito Paulo Piau anunciou dois decretos para o enfrentamento da emergência de saúde pública.

O primeiro foi publicado no dia 13 de março determinando a suspensão de eventos públicos municipais e aglomerações.

 

Um dos eventos adiados foi a 86ª edição da Expozebu, que seria realizada entre os dias 25 de abril e 3 de maio.

Uma segunda portaria foi decretada nesta terça-feira (17) com recomendações para a administração municipal, instituições, comércio, iniciativa privada e população.

Casos na região

Na região, um caso já foi confirmado em Uberlândia, sendo um advogado de 39 anos que esteve na Argentina e Uruguai, e um caso em Patrocínio, sendo uma estudante de 37 anos que tem histórico de viagem para a Itália.

Coronavírus: infográfico mostra principais formas de transmissão — Foto: Infografia/G1
Fonte: G1/ Triângulo Mineiro