CÂMARA DE FRUTAL PROMOVE AUDIÊNCIA DA ÁGUA VISANDO BUSCAR ALTERNATIVAS PARA PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS HÍDRICOS

Com o intuito de definir ações para preservar e aumentar os recursos hídricos no município de Frutal, a Câmara de Vereadores promoveu na tarde desta quarta-feira (14), no plenário do Legislativo, a Audiência da Água. O encontro, idealizado pelo presidente da CMF, vereador Edivalder Fernandes da Silva, tem o propósito de evitar que a população de Frutal sofra com as consequências da estiagem, entre elas, a falta de água.

Em recente alerta, a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) classificou como crítica a escassez hídrica na Região Hidrográfica do Paraná, que abrange os estados de Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso do Sul, São Paulo e Paraná. Devido a sua posição geográfica e recursos atualmente disponíveis, Frutal está entre as cidades que poderão enfrentar ao longo deste ano, um dos períodos mais secos da história.

Além dos vereadores e vereadoras de Frutal, a Audiência da Água contou com a presença do prefeito Bruno Augusto e do deputado federal Franco Cartafina. Também estiveram presentes, a secretária municipal de Meio Ambiente, Giselly Aparecida da Silva Machado, o vice-diretor da unidade local da UEMG, professor doutor Leandro de Souza Pinheiro e a gerente regional da Copasa, Elenice Louback Barros.

Durante o encontro, as autoridades manifestaram preocupação com o tema e apresentaram algumas propostas para preservação e ampliação dos recursos hídricos. Representantes de entidades, instituições e clubes de serviços do município também contribuíram com o diálogo, que contou ainda com a participação de moradores que já enfrentaram falta de água e não querem viver o mesmo drama ao longo deste ano.

A Audiência da Água foi transmitida, ao vivo, pelos canais oficiais da Câmara de Frutal no Facebook e YouTube. Como o evento fica gravado, o conteúdo continua a disposição da comunidade em ambas plataformas. Uma nova data foi marcada para dar sequência ao debate: dia 26 de Agosto.