Com objetivo de fazer as pessoas refletirem sobre os cuidados com a saúde mental, durante este mês é realizada a campanha "Janeiro Branco", que trata sobre as formas de como lidar com os sentimentos. O tema da campanha este ano é “Quem Cuida da Mente, Cuida da Vida”. Na manhã desta quarta-feira (23), a equipe de saúde mental, promoveu uma ‘blitz’ no semáforo da Rua Bias Fortes com a Avenida Benjamim Constant, com a entrega de panfletos para conscientizar e chamar a atenção da população.
De acordo com a coordenadora do CAPS II - Centro de Atenção Psicossocial ‘Jesus Souza e Silva’ de Frutal, a terapeuta Marina Gonçalves Martins, essa é uma oportunidade de chamar a atenção das pessoas para saber como está a saúde mental, emocional. “Temos que nos conscientizar e combatermos os tabus e mudarmos esses paradigmas quanto a questão de cuidar da nossa saúde mental. Janeiro por ser primeiro mês do ano, as pessoas estão mais propensas a pensarem em suas vidas, nas relações pessoais, então é um momento de repensar na nossa qualidade de vida, no nosso cotidiano, nas nossas insatisfações, o que devemos fazer para mudar e melhorar, refletir o que queremos para nossa vida no hoje e consequentemente pensar no nosso futuro, ou seja, é um mês de renovação, com isso surgiu essa campanha Janeiro Branco”, explica.
Segundo Marina, a campanha Janeiro Branco teve inicio em 2014, na cidade de Uberlândia e se espalhou por todo Brasil, também tem alguns países que tem aderido a essa campanha. “Temos que entender que ir ao psicólogo é como ir ao dentista, ao clínico geral e ortopedista, que a gente precisa transformar esse cuidado com a saúde mental, porque quem cuida da mente, cuida da vida, a gente precisa acostumar com esse olhar diferente, porque não é palpável e saber que é importante a gente cuidar da saúde emocional, como ansiedade, transtorno bipolar, depressão e outros transtornos”, ressalta.
De acordo com a Marina, em Frutal há diversos serviços que auxiliam a população na busca por saúde mental, sendo que as UBS - Unidades Básicas de Saúde são as portas de entrada para o atendimento via SUS - Sistema Único de Saúde. Além disso, conta com os serviços específicos que são: o Caps II, Caps Infantil e o Caps AD - (Álcool e Drogas), que dispõem de um psicólogo e um psiquiatra que auxiliam na questão da saúde mental. Outras informações pelos telefones: (34) 3423-2621 (Secretaria Municipal de Saúde ou (34) 3423-2610 (CAPS II).