O vereador Edivalder Fernandes da Silva propôs, por meio de indicação, a necessidade de denominar um logradouro público da cidade com o nome da educadora Maria José Lacerda, encaminhando em anexo o currículo da mesma, que é necessário à confecção do projeto de lei. Edivalder relata que uma análise neste currículo mostra uma mulher com uma extrema dedicação e atuação marcada por ações efetivas no campo da educação no município de Frutal.
Segundo Edivalder, a professora Maria José – que faleceu no ano passado – sempre partilhava do ideal de que todos deveriam alcançar sua independência por esforço próprio e, por isso, sempre colaborou por meio de ações educativas, como no caso da promoção educacional, ressaltando sua luta e trabalho em prol de alunos surdos-mudos.
O vereador aponta que, em sua trajetória enquanto educadora, a professora Maria José sempre fez uso de ferramentas, encontradas principalmente na educação, que mostrava o caminho de transformação das pessoas. “Ela encontrou, no exercício do Magistério, espaços e meios que propiciavam expor e concretizar suas ideias, expressar seus pensamentos e atuar ainda na vida social e religiosa. Portanto, nada mais justo do que homenagear esta que foi uma grande educadora e também participou efetiva e bravamente na luta para tornar o Campus da UEMG uma realidade em Frutal”.