A Secretaria Municipal de Saúde informa que houve um grande recuo nos casos notificados de dengue em Frutal. Isso mostra um reflexo das ações realizadas desde o início do ano, como mutirões de limpeza por toda a cidade, o fumacê e o trabalho de bloqueio dos agentes de combate a endemias. No período de seis meses, foram notificados 2.146 casos em Frutal. Porém os números apontam uma desaceleração no avanço da epidemia, com uma redução considerável, uma vez que o município chegou a registrar 120 notificações por semana e os últimos registros mostram de seis a quatro casos semanais.
Segundo a secretária de Saúde Marilia Gonçalves Martins, a redução gradual de casos é um indicativo de que os números devem se manter ao menos estáveis, o que reforça a necessidade de se intensificar as ações e da participação população. “O município de Frutal passou por uma epidemia, assim como várias outras cidades, o país inteiro teve um acréscimo muito grande no que diz respeito as notificações de dengue desde o início do ano. Percebemos que nas últimas três semanas tivemos uma diminuição muito considerada, ou seja, de 100 notificações por semana, passamos a ter quatro. Mas o nosso maior alerta é que mesmo com as notificações diminuídas, não podemos ficar tranquilos, temos que continuar com as ações de prevenções nas nossas casas, pois quase 80% dos focos quando encontrados, é dentro do domicilio”, alerta.
A secretária de Saúde Marilia reforça que a população deve estar atenta para evitar focos do mosquito através de ações simples, como por exemplo, manter as caixas d’água bem fechadas e não deixar água parada em outros recipientes como vasos de plantas, garrafas, nos recipientes atrás de geladeiras, calhas, plantas (como bromélias), piscinas e até tampinhas de garrafas. “Cabe a cada um continuar com as ações de prevenção, visto que nossa equipe de agentes de endemias faz um trabalho durante todo o ano. Então independente dessa epidemia ou não, eles estão realizando o trabalho da mesma forma, dentro de um planejamento e as nossas ações tem que continuar, então não devemos deixar de nos preocupar, pois por mais que o número tenha diminuído, ainda podemos ter casos, inclusive com complicações”, destaca.
Os moradores que tiverem alguma dúvida sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti podem entrar em contato com Vigilância Epidemiológica pelo telefone (34) 3423-2607 ou na própria Secretaria Municipal de Saúde (34) 3423-2621.