Aconteceu na última terça-feira, o Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente e o tema abordado foi o desafio de se proporcionar uma infância e adolescência saudável para as crianças e jovens frutalenses.
A coordenadora Geral do Fórum de Erradicação e Combate ao Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador (FECTIPA), Elvira Mirian Veloso de Mello Cosendey, foi quem ministrou o fórum, que aconteceu na Secretaria do Desenvolvimento Econômico e reuniu servidores municipais de diversos setores.
O tema abordado foi de extrema importância para elucidar as ações que devem ser promovidas visando à erradicação do trabalho infanto-juvenil. A secretária de Assistência Social, Nayara Silva, ressalta que as crianças devem se concentrar em atividades educativas, e não no trabalho. “É sempre importante tratar esse tema, pois o trabalho infanto-juvenil provoca um ciclo de exclusões. Na infância a exclusão se dá quando perde a oportunidade de brincar, estudar e aprender. Já na idade adulta quando perde a oportunidade de trabalho, por falta de qualificação profissional. Na velhice a exclusão se dá pela falta de condições dignas de sobrevivência.”.
O evento proporcionou aos profissionais do município mais conhecimentos sobre o conceito de trabalho infantil proibido, as respectivas modalidades do trabalho infanto-juvenil, a definição da rede de proteção a crianças e adolescentes, bem como os desafios da erradicação do trabalho infantil no Brasil.