A vereadora Professora Irma fez um requerimento de informações destinadas ao prefeito Bruno Augusto e Secretaria de Planejamento, Obras e Serviços Urbanos. Ele questiona o que está sendo feito para solucionar os problemas de descarte de restos de construções, galhadas, móveis, eletrodomésticos, plásticos e vários utensílios nas vias públicas.
Conforme observa, são muitas as reclamações deste tipo de entulho ocorrendo nas praças e ruas e que estão trazendo riscos à segurança e à saúde das pessoas, além prejudicar a drenagem das ruas, por causar entupimentos, assoreando e contaminando os corpos d`água. Estes materiais e entulhos também atraem baratas e insetos que são alimentos para escorpiões.
Irma comenta que a Prefeitura deve fiscalizar e aplicar multas previstas na legislação, fazendo com que os proprietários mantenham limpos os passeios e calçadas. A vereadora também observa que a legislação municipal permite que a Prefeitura execute os serviços de limpeza e faça a cobrança do contribuinte infrator, mediante taxa sobre as despesas deste trabalho.
Outra grande preocupação apresentada pela vereadora é com relação a “Estrada do Bentinho”, que, segundo Irma, está se transformando num lixão. “Não podemos afirmar que o descarte está sendo feito pelas caçambas ou carroceiros. Mas é preciso tomar uma medida, pois a questão ambiental tem que ser uma das prioridades da gestão pública, evitando a degradação e assegurando a saúde da população”, arrematou.