Com ações gratuitas de saúde, beleza, entretenimento, cultura, esporte e orientação jurídica, o projeto Verão Vivo 2018 teve início no domingo (18), reunindo centenas de pessoas. Idealizado pela rádio 97 FM, com o apoio da Prefeitura de Frutal e parceria de diversos outros órgãos, entidades e voluntários, a iniciativa teve sua primeira etapa realizada na Escola Municipal Necime Lopes, no bairro Novo Horizonte. Ainda estão previstas mais três etapas, sendo duas na cidade de Frutal e uma no distrito de Aparecida de Minas.
Pelo terceiro ano consecutivo, o Verão Vivo ofereceu serviços de orientação jurídica, através da OAB e OAB Jovem; retirada de Carteira de Identidade, pela Polícia Civil; torneio de truco organizado pelo Lions Clube; aferição de pressão, avaliação nutricional, atualização de vacinas e orientações sobre dengue e febre amarela, entre outras doenças, por meio da Secretaria Municipal de Saúde; oficina de pintura facial, leitura de histórias, práticas esportivas como vôlei, futsal e skate; corte de cabelo, feito por profissionais voluntários; entre outros.
Concentrada na Escola Necime Lopes, esta primeira etapa atendeu moradores dos bairros Novo Horizonte, Caju, Santos Dumont, Francisco Moron, Alceu Queiroz, Frutal 2 e Vila Esperança. Segundo a diretora da escola, Patrícia Mara Almeida Garcia, apesar de não haver necessidade, desde as 4 horas da manhã já haviam pessoas aguardando, na porta da escola, o início das atividades.
Para o empresário Romero Brito, diretor da rádio 97 FM e idealizador do projeto, o Verão Vivo é uma iniciativa muito importante para integrar as pessoas e fazer com que elas se conheçam. “É também uma oportunidade de oferecer a elas serviços que talvez no meio da semana elas não tenham tempo de ir atrás ou condições de pagar para ter, como um advogado, por exemplo”, comentou. “Fico muito feliz de fazer parte deste projeto junto com a Prefeitura”.
A prefeita Maria Cecília March Borges (Ciça), aliás, esteve presente e considerou o evento um sucesso. “Passamos em todas as salas”, contou. “Fiz questão de estar presente, participando, para parabenizar as profissionais e voluntários que estão trabalhando, ouvir as pessoas que estão aqui, sentir um pouquinho desse calor, do abraço, do carinho, dos pedidos, ouvir o cidadão”, disse. “Faço questão de estar presente porque considero este evento de grande importância para nossa cidade. O Romero lidera muito bem esse Verão Vivo. É realmente um sucesso.”
O vice-prefeito e secretário de Obras Antônio Heitor de Queiroz conta que foi apenas para ver, mas acabou participando ativamente. “Vim, a princípio, só ver de perto, mas me entusiasmei tanto com a oficina de pintura facial que acabei ajudando. Era uma coisa que eu nunca tinha feito e tinha vontade de fazer”, revelou. “Duro foi quando um menino me pediu para pintar o símbolo do Corinthians no rosto dele e eu sou palmeirense”, brincou. Toninho convidou a todos para participarem das próximas etapas do Verão Vivo.
O vereador Edson Yamagami também esteve por lá. “Fui como cidadão mesmo”, afirmou. “Vim participar e foi fantástico. Vi o pessoal participando, abraçando a causa. Fui até o pessoal da Saúde e descobri que estou meio obeso, que preciso fazer um tratamento. Este tipo de alerta que é feito através do Verão Vivo é de extrema importância à população. É muito satisfatório ver que a população tem no Verão Vivo um evento ligado muito importante ao social”.