Uma paciente de 56 anos, com caso suspeito da variante delta da Covid-19, morreu em Uberaba, conforme divulgado na segunda-feira (23) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG). Ainda segundo o Estado, Paracatu tem um caso investigado da variante.
A variante delta (B.1.617.2) se espalha muito mais rápido, tem mais probabilidade de infectar vacinados e pode desencadear doenças mais graves nas pessoas não imunizadas em comparação com todas as outras variantes de coronavírus conhecidas.
Na segunda, Uberlândia confirmou dois casos da variante delta no Hospital de Clínicas da Universidade Federal de Uberlândia (HC-UFU), o que mostra que o vírus já está circulando na cidade. Essas confirmações, porém, não constam na tabela da SES-MG.
Os casos prováveis da variante delta aumentaram em todo o Estado. Entre a última quinta-feira (19) e a segunda-feira (23), foram 70 novos casos em investigação registrados em Minas Gerais. Ao todo, 12 casos já foram confirmados.
O que diz a Prefeitura de Uberaba
A Prefeitura informou que o Município foi comunicado sobre o óbito desde que o caso entrou em investigação e segue sendo analisado Observatório de Vigilância Genômica de Minas Gerais (OViGen-MG).
Ainda foi questionado em relação aos decretos de combate à Covid-19, se alguma parte seria alterada com a suspeita da nova variante. Porém, a Prefeitura informou que “os cuidados de prevenção são os mesmos do protocolo sanitário desde o início da pandemia: uso da máscara, higienização das mãos com água e sabão ou uso de álcool gel e distanciamento”.
Fonte: G1