Desde o ano passado, as crianças nascidas no hospital Frei Gabriel já saem do local com quase toda documentação pessoal pronta, sem nenhum custo para os pais. Isso acontece graças a implantação de um convênio firmado entre o Município e o Cartório de Registros de Pessoas Físicas da cidade.
A cada nascimento, o cartório é informado pelo hospital que dá andamento no processo de registro de nascimento da criança. Esse processo é feito logo após a internação da mãe e é concluído depois do nascimento da criança.
Segundo o Inspetor Hospitalar, Danilo Alves, “esse convênio visa dar celeridade a esse processo de registro que é tão burocrático. Dessa forma, fica mais fácil para essas famílias”.
Segundo ele, esse processo começa “assim que é emitida a Declaração de Nascido Vivo, uma funcionária do hospital vai até a mãe ou ao pai e orienta quanto as documentações necessárias e o registro já é feito no hospital antes dos familiares deixarem a unidade hospitalar”.
Danilo Alves ressalta, entretanto, que uma vez que os familiares deixam o hospital sem que esse processo seja feito, o registro terá que ser feito no próprio Cartório de Registro de Pessoas Físicas. “É importante que as mães e pais façam esse processo ainda no hospital. Isso vai evitar que elas tenham que se deslocar de suas casas. E sabemos que a burocracia é muito grande”.