Geral

Dentistas do município passam por capacitação

Dentistas do município passam por capacitação

Dentre as novas técnicas que serão implantadas no serviço municipal de Odontologia está o diagnóstico precoce de câncer bucal e a cirurgia de frenectomia (conhecida como língua presa).

Profissionais da rede municipal participaram nesta sexta-feira (27), de uma capacitação ministrada pelo professor Robson Amui, de Uberaba, realizada na sede da A.B.O. (Associação Brasileira de Odontologia - Frutal). Segundo a coordenadora do serviço de atendimento odontológico de Frutal, Flávia Campos Macedo, o objetivo é treinar os profissionais para que os procedimentos sejam desenvolvidos em Frutal, dando maior agilidade em diagnóstico e tratamento dos problemas bucais.

De acordo com Flávia, uma das técnicas que ensinada pelo professor Robson, é voltada ao diagnóstico de câncer bucal. “A partir do contato com o serviço básico, o dentista verifica se há alguma lesão ou um machucado que não cicatriza, ele já consegue fazer a coleta e mandar para o laboratório aqui em Frutal mesmo para análise” explica. Ainda segundo a coordenadora do serviço, esse novo protocolo de atendimento vai acelerar o processo de diagnóstico, que em alguns casos demora mais de meses.

Ainda na capacitação, o professor abordou sobre o procedimento cirúrgico de frenectomia. Uma cirurgia que consiste em cortar e remover o freio, que é uma “prega” fina do tecido fibroso (tipo membrana), presente na boca que pode prender a língua ou a gengiva à parte interna dos lábios. “Na parte da manhã abordamos as questões teóricas, e no período da tarde já partimos para a questão prática, onde na UBS Sandoval Henrique de Sá executamos algumas cirurgias de pessoas que estavam aguardando na fila de espera. Então essa capacitação foi bastante completa” avalia.

Inscreva-se em nossa NewsLetter