Do dia 19 a 23 a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados – APAC Frutal realizou a III Semana de conscientização sobre a dependência química. Uma série de palestras com profissionais da área da saúde e de entidades que lidam com essa realidade. Segundo a psicóloga da APAC, Sarah Brinck, o objetivo da Semana foi orientar, informar e alertar os recuperandos sobre os malefícios causados pelo uso e abuso de álcool, tabaco e outras drogas.
Na abertura do evento, estiveram a pastora Sheilla Fernandes, da Casa Hagar, especializada em tratamento de dependentes químicos, e o médico do Programa municipal Anti-tabagismo do município, Carlos Gustavo Zahluth Monteiro. Na terça-feira (20), os recuperandos assistiram a uma palestra ministrada pelo instrutor do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD, o policial militar Cabo Anderson Pinheiro.
Na quarta-feira (21), o presidente da APAC e ex-presidente do CEREA de Frutal, Célio Garcia, que já foi dependente químico, deu um testemunho de vida relatando como conseguiu de se livrar do vício do álcool há mais de 40 anos. Em seguida, os recuperandos assistiram a um filme terapêutico sobre o tema abordado.
Na quinta-feira (22), a psicóloga e coordenadora do CAPS-AD de Frutal, Edna Rodrigues, respondeu a vários questionamentos do recuperandos sobre o uso e os malefícios do álcool e outras drogas. No encerramento, dia 23, eles participaram de uma roda de perguntas e respostas promovida pelo sub-comitê Narcóticos Anônimos de Conceição das Alagoas e Uberaba.
Para Sarah Brinck, a Semana superou as expectativas porque foi um momento de muita informação, reflexão e esclarecimentos. Ao agradecer a comunidade parceira da APAC, Sarah diz que a participação e envolvimento dos palestrantes voluntários e dos recuperandos foi essencial para o sucesso do evento. (Assessora de Imprensa)