A Câmara de Frutal aprovou uma representação de autoria do vereador Edivalder Cheiroso que pede aos representantes do Ministério Público responsáveis pela Defesa dos Direitos dos Consumidores e dos Direitos dos Idosos e ao Procon previdências urgentes junto às agências bancárias de Frutal, especialmente junto ao Banco Itaú, para que sejam instalados abrigos adequados de proteção contra sol e chuva aos clientes e usuários que ficam em fila de espera na área externa dos estabelecimentos.
Atualmente, é comum existir longas filas formadas nas portas das agências bancárias durante o período de pagamento dos salários e benefícios sociais, que ocorre entre o 1º e o 10º dia de cada mês. Muitas vezes, as pessoas são obrigadas a aguardar por horas a fio nas filas, enfrentando sol escaldante ou forte chuva e até mesmo ventos, sem qualquer tipo de abrigo adequado para se protegerem. Ele comenta que isso ocorre principalmente em frente à agência do Banco Itaú, que abre às dez horas da manhã.
“Essas condições desfavoráveis prejudicam a saúde e o bem-estar dos clientes, podendo resultar em problemas como insolação, queimaduras solares, gripes, resfriados e outras doenças relacionadas ao clima. Além disso, a exposição prolongada ao sol e à chuva pode afetar negativamente a qualidade de vida dos cidadãos, especialmente idosos, crianças, gestantes e pessoas com deficiência”, observa.
O vereador salienta que é imprescindível que sejam adotadas medidas para garantir a proteção e o conforto das pessoas que aguardam atendimento nas filas das agências bancárias. “Nossa preocupação é com a adoção de medida que propicie segurança e conforto aos usuários de serviço bancário, sem exposição excessiva às intempéries climáticas”, acrescenta.