Geral

ENTENDA COMO FUNCIONAM OS AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS E POR QUE PODEM SE TORNAR PERIGOSOS

ENTENDA COMO FUNCIONAM OS AQUECEDORES DE ÁGUA A GÁS E POR QUE PODEM SE TORNAR PERIGOSOS

A família de quatro pessoas encontrada morta no domingo (11), dentro de um apartamento no Bairro Aclimação, em Uberlândia, morreu devido à inalação de monóxido de carbono causado pela instalação inadequada de um aquecedor de água, segundo o Corpo de Bombeiros.

A família se preparava para um almoço do Dia dos Pais na casa de parentes. As vítimas eram Danilo e Rose Mary, de 34 e 33 anos, respectivamente, Daniel, de 11, e Ana Clara, de 15 anos. O apartamento da família fica no 4º andar de um dos 16 blocos do condomínio.

Ao g1, o vice-presidente da Associação Brasileira de Aquecimento a Gás (Abagas), Leonardo Abreu, explicou como funcionam os aquecedores e o que deu errado na instalação da casa das vítimas.

Funcionamento

De acordo com Abreu, os aquecedores a gás como o que a família utilizava são chamados de instantâneos ou "de passagem" e a principal atribuição é, justamente, o aquecimento da água de duchas em residências.

"Esses aparelhos funcionam com gás combustível, como o Gás Natural e o GLP, o combustível alimenta uma chama, o calor da chama é transferido para a água em um dispositivo chamado trocador de calor, e a água é direcionada para o consumo", explicou.

A queima do combustível é o que gera o monóxido de carbono, gás que tem por característica ser silencioso, ou seja, não tem cor, não tem cheiro e não tem temperatura.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), as moléculas de monóxido de carbono se ligam à hemoglobina - responsável pelo transporte de oxigênio dos nossos pulmões para todo o organismo - presente no sangue, causando asfixia.

"Os produtos da combustão (chamados popularmente de “gás queimado”), quando o aquecedor é instalado em um ambiente dentro de uma edificação, devem ser conduzidos para o exterior através de uma chaminé ou duto", explica Abreu.

No caso da família de Uberlândia, o duto de exaustão do aquecedor a gás jogava monóxido de carbono para dentro do apartamento, ao invés de jogar para fora.

"Todo processo de combustão - uma vela, um fogão, uma churrasqueira, um carro - geram os produtos da combustão e que não podem se acumular em um ambiente, principalmente, quando este não tem ventilação. Todo aparelho a gás deve ser instalado em conformidade com a norma técnica da ABNT sobre o assunto, no caso a NBR 13103", detalhou.

Leonardo Abreu destacou, ainda, que aquecedores a gás são aparelhos seguros em si, todos os modelos vendidos no Brasil passam por um processo de certificação do Inmetro, de acordo com Portaria 89 de 2022.

Segundo ele, instalações em desacordo com a norma ou realizadas por pessoa não-capacitada para esse tipo de serviço, pode criar um risco de acidente.

"O paralelo que poderíamos traçar é o de um automóvel, que também em si é seguro, porém, quando operado com imprudência, ou por não-habilitado ou sem que um profissional dê a devida manutenção, se torna perigoso. É o que acabou acontecendo nesta instalação em Uberlândia infelizmente."

Fonte: G1 Triângulo Mineiro

Inscreva-se em nossa NewsLetter