A noite desta quarta-feira dá início a uma nova onda de frio, que deve atingir, especialmente, o Centro-Sul do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O Inmet emitiu um alerta de queda de temperaturas para os estados da região Sul, enquanto o Centro-Oeste segue sob alerta de clima seco.
Segundo o Climatempo, ainda deve predominar um tempo mais quente e seco, especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais. O clima seco estará presente, especialmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo. O alerta do Inmet pata a baixa umidade abrange também parte do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Rondônia e Amazonas.
No entanto, ao longo da semana, as temperaturas vão cair em boa parte do país. Muitos estados devem enfrentar chuvas, e a neve deve chegar ao Sul do país. Para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e o extremo sul do Mato Grosso do Sul, o Inmet emitiu um alerta de queda de temperatura. Segundo o instituto, o declínio nos termômetros deve ficar entre 3ºC e 5ºC.
Nova frente fria
A nova frente fria chega ao Brasil nesta noite, pelo RS, fazendo o tempo virar em muitos estados do Centro-Sul do país já na madrugada e manhã de quinta-feira. As mínimas no estado devem despencar de 18°C para 13°C entre quarta e quinta-feira.
A massa de ar frio vai avançar de forma continental, para o Norte, entre quinta e sexta-feira. As temperaturas devem se manter mais baixas no final de semana, principalmente entre o sábado e o domingo, com possibilidade de recordes de madrugadas/manhãs e de tardes mais frias do ano.
Segundo a empresa de meteorologia MetSul, isso acontecerá porque “uma massa de ar frio de origem polar tende a ingressar com queda muito acentuada da temperatura, frio intenso e possibilidade até de neve, de acordo com algumas simulações computadorizadas”.
Fonte: Globo