Geral

FRENTE FRIA CHEGA COM QUEDA DE TEMPERATURA NO SUL, ENQUANTO REGIÃO CENTRAL DO PAÍS SEGUE SECA

FRENTE FRIA CHEGA COM QUEDA DE TEMPERATURA NO SUL, ENQUANTO REGIÃO CENTRAL DO PAÍS SEGUE SECA

A noite desta quarta-feira dá início a uma nova onda de frio, que deve atingir, especialmente, o Centro-Sul do país, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia. O Inmet emitiu um alerta de queda de temperaturas para os estados da região Sul, enquanto o Centro-Oeste segue sob alerta de clima seco.

Segundo o Climatempo, ainda deve predominar um tempo mais quente e seco, especialmente no Centro-Oeste e no Sudeste. A umidade relativa do ar deve variar entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais. O clima seco estará presente, especialmente nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Tocantins, Minas Gerais e São Paulo. O alerta do Inmet pata a baixa umidade abrange também parte do Rio de Janeiro, Paraná, Bahia, Piauí, Maranhão, Pará, Rondônia e Amazonas.

No entanto, ao longo da semana, as temperaturas vão cair em boa parte do país. Muitos estados devem enfrentar chuvas, e a neve deve chegar ao Sul do país. Para Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, e o extremo sul do Mato Grosso do Sul, o Inmet emitiu um alerta de queda de temperatura. Segundo o instituto, o declínio nos termômetros deve ficar entre 3ºC e 5ºC.

Nova frente fria

A nova frente fria chega ao Brasil nesta noite, pelo RS, fazendo o tempo virar em muitos estados do Centro-Sul do país já na madrugada e manhã de quinta-feira. As mínimas no estado devem despencar de 18°C para 13°C entre quarta e quinta-feira.

A massa de ar frio vai avançar de forma continental, para o Norte, entre quinta e sexta-feira. As temperaturas devem se manter mais baixas no final de semana, principalmente entre o sábado e o domingo, com possibilidade de recordes de madrugadas/manhãs e de tardes mais frias do ano.

Segundo a empresa de meteorologia MetSul, isso acontecerá porque “uma massa de ar frio de origem polar tende a ingressar com queda muito acentuada da temperatura, frio intenso e possibilidade até de neve, de acordo com algumas simulações computadorizadas”.

Fonte: Globo

Inscreva-se em nossa NewsLetter