A Escola Municipal Frei Teodósio, com olhar voltado para o futuro, tem desenvolvido há um mês um projeto de educação ambiental, que visa retirar do meio em que vive a comunidade escolar todo material que pode ser reaproveitado para a reciclagem como papel, latinha em alumínio, garrafa pet, esponja de aço, vidro e papelão. O projeto é desenvolvido em parceria com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente – SEMMA e trabalhado com os alunos de cinco a 11 anos.
De acordo com a supervisora da escola, Luciana da Silva Nunes, a SEMMA propôs a parceria para se trabalhar a conscientização ambiental junto aos alunos. Em seguida, os professores e os alunos passaram a recolher todo tido de material a ser reaproveitado que é depositado diariamente em Bags para ser recolhido pela ASCAFRU. “As crianças abraçaram a ideia e estão muito empenhadas em contribuir com o meio ambiente”, disse. Segundo Luciana, o projeto tem colaborado também com as famílias e vizinhos que não tinham onde destinar o lixo reciclável e agora podem contar com a escola para o depósito consciente e correto.
Para a diretora Gislaine Maria Nunes Faria, trabalhar a conscientização ambiental com as crianças era um desejo antigo da escola, pois é uma maneira de formar as futuras gerações e ao mesmo tempo, levar o que tem aprendido para dentro de casa junto aos pais que também colaboram com a iniciativa. Outro ponto positivo observado pela diretora é que a venda do material para ASCAFRU tem colaborado financeiramente com o caixa da escola. Já no lado social, todas as tampas de garrafas juntadas pelas crianças são revertidas em cadeiras de roda para o Hospital de Amor de Barretos.
O projeto tem dado tão certo, que a intenção no futuro, segundo Gislaine é quem sabe montar uma cooperativa de material reciclável para trabalhar também o espírito de cooperativismo entre os alunos da Frei Teodósio. “Parabenizo a SEMMA que está tão empenhada em cuidar do meio ambiente. A comunidade escolar se sente feliz e agradecida por poder somar a esta causa”, completou a diretora.