A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo iniciou nesta semana em todos os postos de saúde do país. Dois grupos de pessoas estão no alvo da nova campanha. O primeiro grupo é formado por crianças de seis meses até menores de 5 anos, cuja vacinação iniciou no dia 7 e prossegue até 25 de outubro, com o Dia D no dia 19, onde todas as Unidades Básicas de Saúde estarão abertas para atender todas as crianças.
Já o segundo grupo, com faixa etária de 20 a 29 anos e que não está com a caderneta de imunização em dia, a vacinação está prevista para iniciar no dia 18 de novembro. A meta do Ministério da Saúde é vacinar 2,6 milhões de crianças na faixa prioritária e 13,6 milhões adultos.
Vacinar contra o sarampo é importante para evitar complicações como cegueira e infecções generalizadas que podem levar a óbito. Por isso, o Governo Federal em parceria com os estados e municípios estão unindo esforços para vacinar 39,9 milhões de brasileiros, 20% da população, que hoje estão suscetíveis ao vírus do sarampo.
De acordo com o Ministério da Saúde, apesar da faixa etária de 20 a 29 anos concentrar a maior parte desses brasileiros (35%), são os menores de 5 anos o grupo mais suscetível para complicações do sarampo.
A Secretária Municipal de Saúde, Marília Gonçalves Martins, explicou que crianças que já possuem a segunda dose da vacina, não precisam participar da campanha. “Apenas deverá tomar a vacina crianças com idades entre seis meses e cinco anos. Quem já possui a segunda dose não precisa vacinar”, ressaltou.
O Brasil atingiu 95% de crianças vacinadas contra o Sarampo, porém para completar o esquema de prevenção, todas as crianças necessitam tomar as duas doses da vacina. “É muito importante completar o ciclo vacinal e com isso as crianças não atingem a proteção que precisa contra o Sarampo”, alertou Marília.
Durante o período de vacinação, os pacientes deverão comparecer nas Unidades Básicas de Saúde, com caderneta de vacinação, cartão do SUS e CPF.