Escolas Municipais são premiadas na I Feira de Ciências da UEMG Frutal

Com o objetivo de estimular o desenvolvimento do pensamento científico-tecnológico-ambiental, a Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG Campus Frutal sediou no dia 18 a “I Feira de Ciências da UEMG Frutal: Inovação e Meio Ambiente”. Participaram do evento que contou com a parceria de Prefeitura de Frutal, 10 escolas públicas (estaduais e municipais) que apresentaram 22 projetos, desenvolvidos por alunos do 9º ano do ensino fundamental ao 3º ano do ensino médio. No total, foram 110 alunos expositores, 25 professores (orientadores) e mais de 800 alunos visitantes das escolas locais.

Além dos projetos apresentados, o evento contou com diferentes atrações como: a exposição de animais taxidermizados da Polícia Militar de Meio Ambiente de Minas Gerais, a exposição “Mulheres à frente do seu tempo”, desenvolvida pelo Núcleo de Apoio Cultural e de Incentivo a Leitura - Secretaria Municipal de Cultura; exposições de projetos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente; apresentação dos cursos de graduação da UEMG-Frutal; dentre outros.

Classificaram-se como os cinco melhores projetos que foram premiados: Escola Municipal Ângelo Ricardo com o projeto intitulado “Resíduos sólidos domésticos em comunidades rurais: as práticas e os aspectos ambientais na Escola Municipal Ângelo Ricardo no município de Frutal (MG)”; Escola Municipal Belmiro Batista Miranda com o projeto “Atração luminosa e controle biológico”; Escola Estadual Presidente Tancredo Neves com o projeto “Bioestimulante natural em cultivo de abacaxi”; Escola Estadual Vicente Macedo com o projeto “Gastronomia funcional dos frutos do cerrado” e Escola Estadual Lauriston de Souza com o projeto “Produção de etanol de milho”. Como prêmio, os alunos ganharam medalhas, viagem para Campinas-SP para visitarem o Centro Nacional de Pesquisas em Energia e Materiais (CNPEM) e um dia de lazer no Náutico Clube Fronteira.