Geral

ESTUDANTES REIVINDICAM CUMPRIMENTO DE COMPROMISSO FIRMADO PELA PREFEITURA

ESTUDANTES REIVINDICAM CUMPRIMENTO DE COMPROMISSO FIRMADO PELA PREFEITURA

Universitários frutalenses que estudam em Rio Preto e Barretos lotaram o plenário da Câmara de Vereadores, na reunião desta segunda-feira (27), a fim de relatar o problema a inadimplência da Prefeitura com relação ao auxílio transporte que eles recebem mensalmente, assim como manifestar contrariedade com a possibilidade de cancelamento do benefício.

Representando dezenas de estudantes na plateia, os universitários Matheus Leonel Pereira e Isabella Katrine Vieira do Carmo fizeram, na tribuna livre, um apurado relato sobre esse problema que tem inviabilizado o acesso e prejudicado o estudo destes jovens.

Segundo Matheus Leonel, os atrasos no pagamento do auxílio aos universitários têm sido constantes. Conforme acordo estabelecido em uma reunião no dia 19 de junho deste ano, o pagamento deveria ser efetuado até o dia 10 de cada mês, porém, na maioria das vezes, o repasse é feito com quase um mês de atraso.

“A situação é desgastante o que faz com que a classe estudantil fique insegura. É lamentável, mas falta organização orçamentária do município. Seria um descaso com os alunos ou com o dinheiro público?”, questionou Matheus.

Ele comentou ainda que a Câmara Municipal realiza o pagamento de R$ 60 mil mensais para ajudar os estudantes a custearem suas despesas, entretanto, a Administração não está repassando esse valor em sua totalidade.

Bastante emocionada, a universitária Isabella Vieira também falou sobre essa situação precária e que o Poder Público não está tendo obrigação para com os estudantes.

“O que enfrentamos parece não ser uma preocupação para a Prefeitura de Frutal. A promessa de acesso à educação de qualidade é frustrada quando a Administração Municipal negligencia sua responsabilidade deixando jovens à mercê da incerteza quanto a continuidade dos serviços que é marcada por falas de descaso, como por exemplo: a Prefeitura não tem obrigação com os estudantes universitários”, lamentou.

Presente também na sessão ordinária, o secretário de Finanças da Prefeitura, Marcos Vinícius de Oliveira Freitas, disse ter assumido o cargo há pouco tempo e que iria se inteirar sobre o assunto. Diante dos questionamentos, foi marcada uma reunião para o dia 11 de dezembro, entre o secretário, vereadores e estudantes para voltar a discutir e encontrar uma solução para o problema apresentado pelos universitários.

Inscreva-se em nossa NewsLetter