Faculdade Frutal promove atividade em comemoração ao Outubro Rosa

Em decorrência do Outubro Rosa (campanha que tem o objetivo de detectar e prevenir o câncer de mama), a Faculdade de Frutal (FAF) promoveu intensa atividade na segunda-feira (7), totalmente gratuita para a população.

A programação do evento teve início às 7h30, no Parque dos Lagos. Lá, as equipes de Enfermagem e Nutrição da faculdade fizeram uma triagem para aferição da pressão arterial e do Índice de Massa Corporal (IMC) para verificar a questão da alimentação.

Também enfermeiras da Unidade Básica de Saúde “Sandoval Henrique de Sá” estiveram presentes realizando vários testes rápidos de doenças como sífilis, hepatite e HIV com resultado na hora.

À noite, em palestra na própria sede da Faculdade Frutal, a médica Carla Dib, conceituada profissional de saúde que atua no município, orientou as mulheres como fazer o autoexame a fim de detectar algum nódulo nos seios.

Mulheres com histórico de câncer de mama na família ou que nunca tenham feito o exame ou ainda que esteja com algum nódulo foram encaminhadas para serviços especializados a fim de realizarem exames mais complexos, como a mamografia.

A coordenadora do curso de enfermagem da FAF, Patrícia Xavier Silva Barbosa, destaca que a iniciativa foi de extrema importância já que o câncer de mama é o segundo tipo que mais acomete as mulheres no Brasil e no mundo.

“A campanha é uma grande oportunidade para que as pessoas procurem as unidades de saúde. É muito importante aprender a realizar o autoexame e receber orientação necessária para este e outros assuntos”, conclui.