O Corpo de Bombeiros de Araguari resgatou nesta quinta-feira (5) um filhote de mico durante combate ao incêndio no Parque Estadual do Pau Furado. Segundo a corporação, o animal foi encontrado assustado e desorientado. O filhote foi encaminhado para o Hospital Veterinário da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
Foi montado um hospital veterinário de campanha na base de trabalho dos brigadistas, na Tenda dos Morenos, pela UFU. No local, animais afetados receberão primeiros socorros por veterinários e, depois, encaminhados para o Hospital Veterinário, em Uberlândia.
Os funcionários da UFU, além de equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e voluntários de organizações não governamentais da região se uniram para identificar e capturar animais em situação de risco e feridos.
O combate ao fogo no local entrou no terceiro dia nesta sexta-feira (6). De acordo com o Instituto Estadual de Florestas (IEF), responsável pelo parque, cerca de 80 pessoas atuam contra o incêndio, dentre eles militares do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar, brigadistas e funcionários da unidade de conservação e do IEF.
Até quinta-feira (5), as equipes tinham o apoio de 11 veículos 4x4, cinco caminhões-pipa, três tratores, uma motoniveladora e duas pás-carregadeiras. O g1 perguntou ao IEF se os veículos seguem à disposição das equipes e aguarda retorno.
Na segunda (9), equipes estiveram na região para evitar que o fogo, que já queimava desde o fim de semana, atingisse a região protegida, mas não foi possível impedir que o incêndio se prolongasse para a área de preservação.
Ao todo, Uberlândia está há 172 dias sem o registro de chuvas significativas.
Fonte: G1 Triângulo Mineiro