Frente fria chega à região e chuva é prevista para o fim de semana no Triângulo e Alto Paranaíba

Depois de meses sem chuvas significativas, uma frente fria aumenta a umidade do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba neste fim de semana. No entanto, as temperaturas continuam altas e podem atingir os 39 ºC em alguns municípios.

Segundo Ruibran dos Reis, climatologista do Climatempo, o sistema frontal chega ao estado de Minas Gerais no domingo (20) e pancadas de chuva devem cair durante a noite, acompanhadas de raios e ventania.

Reis afirma que não há riscos de que Minas Gerais seja afetada pela fumaça dos incêndios do Pantanal, nos estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas o tempo segue seco no Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba.

No entanto, a umidade relativa do ar deve sofrer uma leve elevação a partir de domingo (20), com a chegada da frente fria. A previsão é de que o índice varie entre 13% e 60%.

Altas temperaturas

As temperaturas do fim de semana não são afetadas pela frente fria e os dias permanecem quentes na região. As máximas devem ficar entre 35 ºC e 39 ºC, com Ituiutaba atingindo o maior índice no sábado (19).

Quanto as mínimas, Patrocínio e Patos de Minas são os únicos municípios com temperaturas abaixo dos 20 ºC, marcando 19 ºC no sábado (29) e domingo (20). Nas demais cidades, os termômetros marcam entre 20 ºC e 25 ºC.

Fonte: G1 - Triângulo Mineiro