Geral

Frente fria chega ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba com fraca intensidade neste fim de semana

Frente fria chega ao Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba com fraca intensidade neste fim de semana

As cidades do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba terão fim de semana com queda de temperaturas, mas não devem sofrer com o frio como demais regiões do Brasil. O Corpo de Bombeiros emitiu alerta para o Alto Paranaíba e Noroeste de Minas, que deve registrar geadas (confira abaixo).

De acordo com Ruibran dos Reis, do Climatempo, a frente fria que passou pelo Sul do país durante a semana chega a Minas Gerais nesta sexta-feira (21), mas com fraca intensidade. "Isso se dá porque o centro da Alta Polar deve se deslocar para o oceano Atlântico", explicou Reis.

A previsão para este fim de semana é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuvas. A umidade relativa do ar, por sua vez, sofre elevação e deve registrar 40% de mínima e 80% de máxima nas regiões. O índice tira o Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba do estado de atenção em relação ao tempo seco.

Por conta da frente fria, as temperaturas mínimas caem e devem registrar entre 11ºC e 14ºC. Ituiutaba é o município mais quente, chegando apenas aos 17ºC de mínima no domingo (23). Já as temperaturas máximas variam entre 25ºC e 29ºC nas regiões.

Dia a dia

  • Sexta-feira (21): Chegada de frente fria e céu parcialmente nublado. Temperaturas entre 13ºC e 28 ºC.
  • Sábado (22): Céu parcialmente nublado. Temperaturas entre 12ºC e 26ºC.
  • Domingo (23): Céu parcialmente nublado. Temperaturas entre 11ºC e 29ºC.

Bombeiros emitem alerta

O comando do Corpo de Bombeiros do Alto Paranaíba e Noroeste de Minas emitiu um alerta, nesta sexta-feira (21), a respeito da massa de ar frio, que pode provocar geadas generalizadas em localidades da região.

Segundo o coordenador do Centro Integrado de Comando e Controle Regional (CICCR), tenente Fernandes, este momento exige muita atenção com a segurança da população mais vulnerável, como crianças, idosos, pessoas com deficiência e moradores de rua, em função da situação de emergência em saúde pública causada pela pandemia de Covid-19.

A recomendação, de acordo com ele, é manter-se bem agasalhado, beber bastante água e evitar locais fechados e de grande circulação de pessoas, além da higiene frequente das mãos. "Essas medidas são de grande importância na prevenção de gripe, resfriados, pneumonia e demais doenças respiratórias, mantendo ainda mais cuidado com crianças e idosos - mais suscetíveis às doenças agravadas pelo frio. Nas noites com temperaturas mais baixas, recomenda-se, também, abrigar animais domésticos."

Inscreva-se em nossa NewsLetter