Durante muitos anos a política de desenvolvimento econômico de Frutal se resumia ao Poder Público doar algum terreno para empresas interessadas em investir na nossa cidade, obviamente, isso não foi o suficiente para fazer o nosso município crescer e desenvolver economicamente.
Por isso, a atual gestão municipal, criou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação que primeiro colaborou na criação de uma legislação específica para que grandes corporações, empresas de médio porte e até pequenos empreendimentos se sintam interessados e atraídos em investir na nossa cidade. A nova legislação cria ferramentas e instrumentos que ajudam na prospecção de novos investimentos e estabelece condições para que essas novas empresas se instalem na nossa cidade.
Depois da criação dessa lei voltada para o fomento da economia local, agora a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Parcerias e Inovação dá um novo passo rumo ao progresso e ao futuro ao criar o Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico. O CODEF é constituído tanto por membros do governo municipal como por cidadãos que integram entidades da sociedade civil organizada e tem como uma de suas missões participar da elaboração de políticas públicas direcionadas para promover a geração de renda e empregos para os moradores da nossa cidade.
Além da posse do Conselho, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico também promoveu o lançamento do Conecta Frutal uma plataforma digital onde as empresas e os empreendedores terão acesso a uma série de serviços e informações em apenas um único lugar e sem que a pessoa precise sair da empresa ou do conforto de casa.
Para ter acesso a uma série de serviços como certidão de CNPJ, mentorias, cursos online e até pedidos de concessão de áreas, basta o internauta acessar https://conectafrutal.com.br
Ainda durante o evento de lançamento do Conecta e da posse do Conselho Municipal de Desenvolvimento, que aconteceu na última segunda-feira e contou com a presença de dezenas de pessoas, também foi apresentado um detalhado estudo sobre o nosso município informando as principais características infraestruturais da nossa cidade, da nossa economia e da nossa população. Esses dados pretendem embasar a criação de um Plano Diretor Municipal.
O Plano Diretor Municipal é o instrumento básico de um processo de planejamento municipal para a implantação da política de desenvolvimento urbano, norteando a ação dos agentes públicos e privados. Ou seja, o Plano Diretor pode ser definido como um conjunto de princípios e regras orientadoras da ação dos agentes que constroem e utilizam o espaço urbano.
A elaboração do Plano Diretor Municipal envolve uma série de fatores e deve contar com a participação ativa da população, dos especialistas em urbanismo e dos legisladores.
Entre essas decisões, por exemplo, pode estar a criação de uma nova avenida para melhorar o tráfego de um bairro ao centro da cidade, a proibição de construção de prédios em determinadas áreas para que que características históricas sejam preservadas ou mesmo o estímulo a moradias em bairros em desenvolvimento.
“É lógico que existe um longo caminho e vários processos legais para que Frutal, enfim, tenha um Plano Diretor Municipal, mas a divulgação desse estudo preliminar, assim como a contratação de uma consultoria especializada na elaboração desse tipo de plano são sinais que pretendemos implantar esse plano o quanto antes na nossa cidade”, destacou o prefeito Bruno Augusto durante o evento.