Geral

Geladeiroteca é reinaugurada no Parque dos Lagos

Geladeiroteca é reinaugurada no Parque dos Lagos

A Secretaria Municipal de Cultura, por meio do Núcleo de Apoio Cultural e de Incentivo à Leitura, realizou a reinauguração da Geladeiroteca do Parque dos Lagos ‘Leda Campos Borges’.  O evento aconteceu na manhã de terça-feira (19) e contou com a presença da secretária de Educação Gabriela Mello, alunos e professoras da Escola Municipal Alonso de Morais e da Creche Abigail Paiva.

Essa é a segunda vez que a geladeiroteca é instalada no Parque dos Lagos, onde deu início ao projeto uma iniciativa do Núcleo de Apoio Cultural e de Incentivo à Leitura, com intuito de incentivar o hábito e o prazer pela leitura. Na Geladeiroteca estão disponíveis diversas obras literárias para a comunidade.

Para a secretária de Educação Gabriela Ferreira de Mello Borges, que também responde pela Secretaria de Cultura, é uma atividade de grande importância, pois incentiva a leitura de forma gratuita do cidadão, pois a leitura transforma a vida das pessoas. “Infelizmente a primeira geladeiroteca foi alvo de vândalos, agora contamos com apoio da população em geral, para nos ajudar na preservação deste bem público, que mais uma vez estamos colocando no parque dos lagos. Convidamos as pessoas a fazerem a doação de livros e também que os pais tragam seus filhos e incentivem a leitura, que colaborem com este projeto que é de fundamental importância na vida de todos nós”, relata.

Na opinião da Ana Cristina da Silva, que levou a filha Vitória Cristina de 7anos, para participar do evento e fazer a doação de livros é muito importante fazer a doação e também poder ler os livros que estão disponíveis na geladeiroteca. “A Vitória passou pela alfabetização o ano passado e eu a incentivo muito ela a ler, compro os livros e hoje quis mostrar para ela a importância, pois um livro só vai pertencer a ela, enquanto ela ler e depois que faz a doação outra criança vai poder participar da leitura. Ela gostou muito de fazer a doação e disse que quer vir outras vezes para ler os que estão na geladeira”, comenta.

De acordo com uma das coordenadoras do Núcleo de Apoio Cultural e de Incentivo à Leitura, Andréia Batista, o projeto tem o apoio da Prefeitura de Frutal, do Banco Sicoob e do artista plástico Luiz de Matos. “Esse momento é de muita alegria para todos nós do Núcleo, poder estar proporcionando a comunidade frutalense momentos de leitura. Foi realizado teatro, contação de história, além da participação dos alunos na colocação dos livros na geladeiroteca, pois esse gesto é muito significativo para nós, para elas entenderem como é o projeto que precisa do apoio de toda comunidade”, relata.

Segundo Andréia, o maior desafio da Geladeiroteca é manutenção, pois os livros são para serem usados, com a intenção de formar leitores, porém devem ter a consciência de ler e devolver, para que outras pessoas possam ler também. “A preservação da geladeiroteca é essencial, a comunidade tem que ser nossa parceira, as pessoas que visitam o lago que vão estar nos ajudando, também temos o vigia, o olho vivo que vai monitorar, porém a gente precisa que a comunidade se conscientize desse projeto. Precisamos de mais incentivo, para melhorar a leitura da população. Esperamos que todos participem do projeto,que doem livros e também venham ler, façam a devolução e preserve”, ressalta. Outras informações sobre o projeto na Casa da Cultura, localizada na Rua Senador Gomes, ou pelo telefone (34) 3423-2670.

Inscreva-se em nossa NewsLetter