Morreu, na manhã de sábado (6), no Hospital Regional José Alencar (HRJA) em Uberaba, o sétimo paciente de Manaus (AM) que estava na cidade em tratamento da Covid-19. Das 18 pessoas que foram transferidas da capital amazonense para a cidade mineira no dia 24 de janeiro, oito receberam alta e três continuam internadas.
Segundo divulgado pela Prefeitura, o paciente, de 32 anos, estava com 90% de comprometimento pulmonar e ficou na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a admissão, fazendo uso de máscara de reservatório de oxigênio, sem necessitar de ventilação mecânica. Foi diagnosticado, durante a internação, com hipertensão arterial sistêmica de difícil controle e doença renal crônica, necessitando de hemodiálise.
O homem apresentou anemia e teve que passar por transfusões de sangue. Ele também apresentava, com frequência, episódios de desconforto respiratório associado a dispneia durante crises de ansiedade, mesmo com vigência de medicações para controle do quadro.
Ainda segundo a Prefeitura, foram adotadas medidas de resgate, com sucesso na estabilização do paciente. Na manhã deste sábado, durante um episódio semelhante, ele evoluiu para uma parada cardiorrespiratória, sendo feitas manobras de ressuscitação cardiopulmonar, porém, ele não resistiu.
Três pacientes de Manaus seguem internados no HRJA: um na UTI, intubado, mas estável. Dois na enfermaria, sendo um estável e outro com quadro de melhora clínica.
Fonte: G1