Geral

PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE VISITAM CENTRO DE HEMODIÁLISE

PREFEITO E SECRETÁRIA DE SAÚDE VISITAM CENTRO DE HEMODIÁLISE

A Transnefro Clínica de Hemodiálise e Nefrologia de Frutal é, atualmente, a única unidade de saúde que atende casos de alta complexidade médica em Frutal. O local atende pacientes da nossa cidade e de outros nove municípios da microrregião que sofrem de doenças renais crônicas.

No momento, 75 pessoas são atendidas pela clínica, cada paciente deve passar pelas sessões de hemodiálise pelo menos três vezes por semana. Cada sessão dura em média de quatro horas.
Hoje, a Prefeitura de Frutal está encarregada de repassar, todos os meses, a verba responsável por manter a Clínica de Hemodiálise e Nefrologia funcionando, contudo, o local é administrado por uma empresa particular a Transnefro.

Foram exatamente os diretores dessa empresa que convidaram o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira e a secretária de saúde, Lamonise Ribeiro, para visitarem a unidade local. De acordo com o médico, Eduardo Portioli, foram apresentadas algumas reinvindicações para que haja a melhoria no atendimento e também a desburocratização de alguns processos. “Muitas vezes existem questões burocráticas que dificultam o nosso trabalho, por isso, pedimos que a Prefeitura seja nossa parceira nessas questões para que o nosso serviço possa fluir de uma maneira melhor”.

Já o nefrologista, Lucas Conrado, relata que o número de brasileiros com doenças renais crônicas cresceu exponencialmente nos últimos anos. “Por isso, a hemodiálise se torna a cada dia um tratamento mais essencial, já que a maioria desses pacientes deverá passar por sessões de hemodiálise pelo resto da vida ou até receberem um transplante de rins”.

O prefeito Bruno Augusto elogiou as máquinas de hemodiálise responsáveis por fazerem a filtragem do sangue dos pacientes, mas destacou que o prédio que abriga a clínica também precisa passar por melhorias. “Assim como os demais prédios que abrigam setores da saúde municipal, esse imóvel também necessita passar por reformas, já que não dispõe do espaço físico necessário para acomodar um almoxarifado.

Contudo, fico feliz em ver que os 16 equipamentos de hemodiálise são modernos e estão em bom estado de conservação”. A secretária de saúde, Lamonise Ribeiro, afirma que pretende fortalecer a divulgação dos tratamentos oferecidos pela clínica para que mais pacientes da região recebam o atendimento em Frutal. “Queremos estreitar os laços com os municípios da região de maneira que mais pessoas com problemas crônicos nos rins sejam atendidos aqui, já que somos a referência na área da saúde da nossa microrregião”.

Inscreva-se em nossa NewsLetter