Pela primeira vez na história, a Prefeitura de Frutal realizou uma Audiência Pública para debater o bem-estar animal com entidades representativas da causa animal como Polícia Militar do Meio Ambiente, Secretaria do Meio Ambiente, Centro de Controle de Zoonoses, Secretaria de Saúde, vereadores e ONGs.
O evento aconteceu na tarde dessa terça-feira, 06, no plenário da Câmara de Vereadores de Frutal. Presente nessa reunião, o prefeito Bruno Augusto de Jesus Ferreira destacou que a Prefeitura “iniciou uma discussão referentes as ações que favoreçam a causa animal em Frutal”.
Ele destacou que o Centro de Controle de Zoonoses tem diversas necessidades “é um local que precisa de reformas, ampliações e adequações e, isso, já está sendo providenciado por parte da Secretaria de Obras”. Bruno Augusto ainda confirmou a necessidade de criação de local destinado ao acolhimento de animais. “Então, nossa intenção é ter uma sede somente para os animais saudáveis e que estejam para adoção. Precisamos também de ter outro local para animais que estejam em tratamento para que não fiquem misturados no mesmo ambiente”, destacou o prefeito afirmando ainda a necessidade de promover ações em conjunto com as instituições de proteção animal.
O Tenente Elvison Martins Naves, comandante da Polícia Militar Ambiental, ressaltou a importância de se manter reuniões como as ocorrida essa semana. “Foi um encontro muito proveitoso, tendo em vista que através desses debates é que projetos importantes são apresentados”.
Ele disse ainda que é através dessas reuniões que há “a aproximação maior dos demais órgãos ligados à causa animal da cidade”. O militar também afirmou que “ficou acordado quais providências serão adotadas por cada órgão quanto ao atendimento de situações que caracterizam maus-tratos”.
O médico veterinário, coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Hebert Martins Ferreira, apresentou diversas ações que estão sendo tomadas por parte do órgão em Frutal. Ele disse que a “reunião foi muito proveitosa por se tratar da primeira nesse sentido voltada a causa do bem-estar animal”.
Hebert Martins afirmou que “a partir dessa reunião, teremos um melhor entendimento entre as partes. Essa é uma sementinha plantada, no qual, brevemente, colheremos os frutos”, finalizou.