As duas mortes causadas pela dengue confirmadas em Minas Gerais em 2021 foram registradas em Frutal. No ano, as cidades do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste registraram 3.457 casos prováveis da doença entre o dia 1º de janeiro e a última terça-feira (4). A informação foi divulgada nesta quarta-feira (5), no boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
De acordo com o informativo, as regiões também registraram 98 casos prováveis de chikungunya e 15 de zika na somatória total.
DENGUE
Segundo o boletim, entre os 76 municípios das regiões, lideram o ranking com os maiores números de registros Uberaba com 1.208 casos prováveis e Santa Vitória com 584.
Em 2021, duas mortes causadas pela doença foram confirmadas em Frutal, sendo as únicas em todo o estado no ano. Uma morte em Paracatu foi confirmada no ano passado.
CHIKUNGUNYA
Ainda conforme o informativo, com relação à chikungunya, as regiões registraram 98 casos prováveis. Assim como a dengue, Uberaba também tem o maior número de casos prováveis, 78.
Ituiutaba têm sete casos prováveis da doença. Iturama e Paracatu têm três casos cada uma. Carneirinho têm dois registros, e Guarda-Mor, Ibiá, Indianópolis, Pirajuba e Santa Juliana tem um caso cada. Não há confirmação de mortes pela doença.
ZIKA
De acordo com a SES-MG, as cidades Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e Noroeste somam 15 casos prováveis de zika. Santa Vitória têm cinco casos, Ituiutaba e Uberaba têm quatro. Indianópolis e Limeira do Oeste tem um registro cada uma.
MINAS GERAIS
Os dados divulgados da SES-MG referentes à totalidade do Estado avaliam o período entre o dia 30 de novembro de 2020 e a última terça-feira, diferentemente do recorte feito para os municípios.
Durante o período, 17.549 casos prováveis de dengue foram registrados em Minas Gerais, sendo que 6.774 foram confirmados. Além disso, são investigados cinco óbitos e três confirmados. Destes, dois foram confirmados em Frutal em 2021 e outro em Paracatu, Noroeste de MG, em 2020.
Em relação à chikungunya, são 3.408 notificações, sendo que 2.562 foram confirmadas. Não há vítimas da doença.
Já de zika, o Estado confirmou 16 casos de 101 prováveis e nenhuma pessoa morreu em Minas Gerais durante o período.
Fonte: G1
O QUE DIZ A SECRETARIA DE SAÚDE DE FRUTAL
Em relação à notícia publicada pelo portal G1 sobre as duas mortes causadas por dengue no município de Frutal, a Secretaria Municipal de Saúde tem a esclarecer o seguinte:
“Os dois óbitos ainda continuam em processo de investigação e sob a análise do Comitê Técnico. Em contato com a Superintendência Regional de Saúde de Uberaba, a Secretaria foi informada de que diferentemente do que foi informado na matéria, os dois óbitos ainda estão sendo investigados. Portanto, ainda não é possível afirmar conclusivamente que essas duas mortes foram realmente causadas por complicações decorrentes dessas pessoas terem contraído dengue.
Diante desta constatação, a Secretaria de Saúde de Frutal enfatiza que os óbitos ainda estão sendo analisados por uma equipe técnica e que, consequentemente, ainda está aguardando os resultados e laudos oficiais das mortes em investigação”.