Geral

Programa ajuda preservar nascentes em Frutal

Programa ajuda preservar nascentes em Frutal

Uma equipe do grupo Colmeia tem trabalhado em um programa, em parceria com a Copasa e Emater visando a preservação de mananciais da região”. Esse programa chamado “Pró-Mananciais” vem crescendo e já está presente em 190 cidades atendidas pela companhia de abastecimento de água (Copasa).

De acordo com o gerente local da Copasa e secretário do “Colmeia”, Jaime Gabriel de Freitas, o projeto tem tido também o Banco do Brasil como parceiro que tem cobrado resultados e ações no sentido de preservar o meio ambiente.

O encarregado do setor socioambiental do distrito da Copasa de Frutal, Adilson Ferreira da Maia, informa que, neste ano, foram cercados quase 20 mil metros de APPs (Área de Preservação Permanente) e feito plantio de 8 mil mudas de plantas nativas do cerrado na região.

Atendendo a Fundação Banco do Brasil, o Colmeia (que é formado também por membros da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Codema, usinas, cervejaria e produtores rurais) fará um levantamento e irá elaborar um croqui para beneficiar os produtores que estão na microbacia com vários projetos e atividades.

Exemplo disso, serão disponibilizadas máquinas para desenvolver terraços, adequação de estradas e bolsões. As máquinas serão contratadas pela Copasa e a perspectiva é de cerca de 3 mil horas de trabalho na zona rural.

A Emater já tem feito um levantamento para verificar as áreas mais degradadas. Nesse projeto, deverão ser cercados outros 30 quilômetros da microbacia e realizados mais plantios de mudas.

Segundo Adilson, no ano passado, foram feitos 54 quilômetros de cercamento e plantio de 36 mil mudas na região. Tudo isso, resultou na liberação de 10% de todo o recurso que a Copasa disponibilizou nas cidades atendidas.

“Foi um ganho muito grande. Quem sai na frente, bebe água limpa, como diz o ditado. Então, estamos reunindo pessoas para fazer os projetos e trazer esses benefícios para nós. O Pro-Manancial é um recurso de 0,5% sobre toda a arrecadação da Copasa e nossa região teve 10% desse montante. Temos ainda a parceria da Fundação Banco do Brasil que investiu dinheiro e quer ver os resultados”, declara.

O extensionista da Emater de Frutal, Luiz Guilherme Postali, diz ter ficado surpreendido pela agilidade na elaboração e destinação de recursos do projeto.

Conforme observa, os produtores sempre ficavam desacreditados neste tipo de ação. “Mas hoje o programa passou a ter uma credibilidade muito grande junto aos produtores que são os principais beneficiários. A tendência é que a gente continue esse trabalho durante os próximos anos”, salienta.

Também o diretor da Rádio 97 FM, Romero Brito, destaca a importância dessas ações. “Trata-se da preservação do Ribeirão Frutal que abastece a nossa cidade. Por isso, a comunidade tem que abraçar essa ideia porque é o que nos irá garantir a água no futuro. No que depender de nós, sempre vamos divulgar ações desta natureza”, conclui.

Inscreva-se em nossa NewsLetter