Geral

Tem início o Cadastramento Escolar 2020 para rede pública

Tem início o Cadastramento Escolar 2020 para rede pública

Entre os dias 01 e 12 de julho acontece o Cadastramento Escolar 2020 para todos os candidatos que desejam ingressar no ensino fundamental de escolas públicas em Minas Gerais. O cadastro é imprescindível para garantir a vaga do aluno em escola próxima de sua residência.

Podem ser inscritas crianças com seis anos completos ou que vão completar essa idade até 31 de março de 2020; interessadas em cursar a Educação de Jovens e Adultos (EJA) do ensino fundamental e candidatos a vagas nos demais anos ou ciclos do ensino fundamental vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares que desejam ingressar na rede pública de ensino.

De acordo com a Secretária Municipal da Educação, Gabriela Ferreira de Mello Borges, o cadastro poderá ser feito pelo site da Secretaria de Estado de Educação (SEE) www.educacao.mg.gov.br, ou pessoalmente, de segunda a sexta-feira, das 07 às 17h, na Secretaria localizada na Praça 07 de Setembro, 234. Ainda segundo Gabriela, o aluno matriculado em escola pública em 2019 não deverá se cadastrar. Sua vaga já está garantida, devendo apenas realizar a renovação de matrícula. “Lembrando que o aluno matriculado na rede particular da Educação infantil também precisa fazer o cadastro para também garantir a sua vaga”, informa.

No ato do cadastramento os pais devem ter em mão o comprovante de residência, certidão de nascimento do filho, documentos pessoais e o mais importante, fornecer corretamente o endereço onde reside atualmente. Outro ponto destacado por Gabriela é que o cadastro não serve como matrícula. “É apenas uma forma da Secretaria de Estado de Educação contabilizar a quantidade de alunos que serão recebidos em 2020”, esclarece.

Os pais que não fizerem o cadastramento escolar, a criança será inserida na escola que tiver vaga, ou seja, corre o risco do filho estudar em uma localidade distante da residência onde mora. “Por isso, é tão importante que os pais cumpram o seu papel e preencham de forma correta e no prazo estipulado pelo Ministério da Educação o Cadastramento Escolar”, ressalta Gabriela.

Inscreva-se em nossa NewsLetter