A Prefeitura de Frutal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde através da CISTT (Comissão Intersetorial da Saúde do Trabalhador e Trabalhadora), realizou na quinta-feira (25), o 1º Seminário de Saúde do Trabalhador e Trabalhadora com o tema Prevenção de Acidentes de Trabalho.
O evento contou com a presença de várias autoridades, entre elas a prefeita Maria Cecília Marchi Borges (Ciça), a secretária de Saúde Marília Gonçalves Martins e os palestrantes, Rosangela Trivilin (diretora do Departamento Municipal de Trânsito), o sargento da Polícia Militar Éder Correia Lacerda e a jornalista Mônica Alves (secretaria de Meio Ambiente).
De acordo com a enfermeira do trabalho da Secretaria de Saúde, Jovana Lara Ferreira, o tema foi escolhido após um levantamento feio no SINAM – Sistema de Informação do Município, onde constam os registros de acidentes de trabalho ocorridos em 2017. “Os maiores índice de acidentes foram relacionados ao trânsito, por isso escolhemos esse tema com a Rosangela Trivilin, que faz parte do Departamento de Trânsito e também sobre o uso de agrotóxicos que foi abordado pela palestrante Mônica Alves que é a nossa secretária de Meio Ambiente”, explica.
Segundo Jovana, ao contrário do acidente de trânsito, os acidentes relacionados aos agrotóxicos não estão sendo notificados, porém no Município de Frutal há cultura de laranja, abacaxi, cana de açúcar, onde são utilizados uso de agrotóxicos. “Os acidentes estão ocorrendo, mas não são notificados, ou seja, o município não está sendo informado desses acidentes, por isso escolhemos esse tema, para alertar o pessoal sobre esse risco e informar o município para a necessidade de se fazer essas notificações”, afirma. Ela acrescenta que essas notificações vão para o Ministério da Saúde e para desenvolver qualquer trabalho relacionado ao tema acidentes de trabalho, o primeiro passo é fazer um levantamento com os dados já cadastrados no sistema. “Se não for notificado não temos como fazer a prevenção, por isso é importante a notificação de todo tipo de acidente de trabalho, para que sejam tomadas medidas de prevenção”, ressalta.
A enfermeira Jovana acrescenta que outros seminários serão feitos e outros temas serão colocados no plano de trabalho da CISTT, para serem abordados no próximo ano. “Fizemos uma pesquisa no dia do seminário, tivemos várias sugestões, vamos avaliar e elaborar novos seminários”, comenta.
O Serviço de Orientação ao Trabalho funciona de segunda a sexta na Rua Pirajuba, 720 (Secretaria Municipal de Saúde). O horário de atendimento ao público é das 8h às 11h. Outras informações pelo telefone (34) 3423-2622.