A Secretaria Municipal de Saúde informa que a partir desta segunda-feira (25), as Unidades Básicas de Saúde passam a ter uma nova dinâmica de atendimento à população. A medida faz parte da política do isolamento social visando conter a expansão do novo Coronavírus (Covid-19).
A titular da pasta, Marília Gonçalves Martins, lembra que desde o início da pandemia a Secretaria de Saúde tem adotado um novo modelo de atendimento direcionado a determinadas Unidades. Ela explica que a partir de agora, o paciente do Sistema Único de Saúde (SUS) que passar por atendimento nas UBSs e for encaminhado para alguma especialidade, ao sair do consultório já poderá agendar o exame na própria Unidade onde foi atendido. “Posteriormente, a recepcionista vai entrar em contato com o morador para informá-lo sobre a data e o horário do exame e da consulta”, informa.
Segundo Marília Martins, outra mudança é quanto ao atendimento do Ambulatório de Dengue que antes funcionava apenas na UBS “Osvaldo Morelli” (em frente ao Asilo Pio XII) e que a partir do dia 25, passou a contar também com a Unidade “Geraldo Paiva” (Ipê Amarelo). Ela justifica que os números de notificação da doença têm aumentado e por isso, a Secretaria está priorizando o atendimento de livre demanda, das 7h às 17h. “O morador poderá ligar no WhatsApp 9-9961-9951 ou no 3423-2610 para fazer o agendamento”, orienta.
Em relação às consultas pediátricas que acontecia na UBS “Antônio Onofre” (Bairro Alto Boa Vista), para facilitar mais o acesso da população, a Secretaria de Saúde modificou o local para a Unidade Básica de Saúde “Gilberto Abate” (próximo ao Lago Municipal). Além disso, o atendimento será feito por prévio agendamento pelos telefones WhatsApp: 9-9974-3926 e 3423-5576. “O responsável liga na UBS e será informado o horário que a criança irá passar por consulta. Essa medida também foi tomada para evitar aglomeração de crianças e acompanhantes”, destaca.
No caso do atendimento clínico adulto, a Secretaria de Saúde orienta o morador a ligar na UBS mais próxima de sua casa. Segundo Marília Martins, será feita uma triagem pela equipe da Unidade que vai informar se há ou não a necessidade da consulta médica presencial. Caso sim, o morador será informado a Unidade Básica que deverá procurar. Do contrário, serão anotados os dados do paciente para que o agente de saúde ofereça o auxílio necessário. “É tudo muito novo, mas vamos fazer as adaptações necessárias para atender, mas ao mesmo tempo, preservar a saúde da nossa população em tempo de pandemia”, afirma Marília Martins.
Para agendar a consulta, basta ligar nas UBSs: Osvaldo Morelli (3423-2610); Sandoval Henrique de Sá (3423-2611); Carlos Alberto Vieira (3423-2682); Antônio Onofre (3423-8884); Geraldo Paiva (3423-5404); Gilberto Abate (3423-5576); Sagrado Coração de Jesus (3423-2612); Geraldo Chico (3423-3371) e UBS Aparecida de Minas (3425-1230).