A 4ª Companhia Independente de Polícia Militar em Frutal recebeu duas motocicletas Yamaha XT 660 cilindradas para reforçar sua frota de viaturas. Os veículos foram entregues pelo Poder Judiciário da Comarca, por meio do Conselho de Segurança Pública (Consep), na tarde de segunda-feira (2).
A novas motocicletas serão empregadas no GEPMOR - Grupo Especializado em Prevenção Motorizada Ostensiva Rápida. Com isso, a unidade passa a contar com mais estes veículos para a prevenção e repressão qualificada da criminalidade, com o objetivo de manter a paz social.
O juiz criminal da Comarca de Frutal, Gustavo Moreira, responsável pela aplicação das penas em Frutal e também pela destinação do dinheiro arrecadado com elas, informa que toda comarca possui um fundo onde é depositado valores de prestações pecuniárias, sejam multas ou eventuais valores por conta das condenações impostas.
“Esses recursos devem retornar à comunidade de alguma forma. A orientação é que esses valores sejam aplicados, preferencialmente, na área de segurança pública. E assim nós temos realizado”, explicou o magistrado, que desde janeiro de 2016, reúne o Consep em seu gabinete uma vez por mês para deliberarem sobre questões de segurança e ações para diminuir a criminalidade em Frutal.
“Em uma dessas reuniões, realizadas no final do ano passado, ficou determinado que aplicaríamos recursos na aquisição dessas duas motos, que é algo necessário aqui na comarca”, lembrou Moreira.
Ele afirmou que foi levantado pela Polícia Militar que a maioria dos crimes de roubos e relacionados ao tráfico de drogas são realizados por condutores de motos, o que dificultava para a polícia, que não possuía equipamento adequado. “Essas são as melhores motos que poderia ter para equipar a Polícia Militar local”, avalia o juiz.
O major Ivanildo Gomes dos Santos, comandante da 4ª Cia. Ind. PM, reconheceu a importância dessas novas motos. “O GEPMOR estava necessitando das motocicletas para fazer frente à criminalidade aqui na cidade, onde a maioria dos crimes violentos é cometida com autores em cima de motos”, ressaltou. “Só temos a agradecer a todas essas pessoas que têm nos apoiado”, disse. “Nossa proposta é combater os crimes violentos e dar maior tranquilidade à sociedade”.