Polícia

OPERAÇÃO 'RAPINA' CUMPRE MANDADOS EM UBERABA E FRUTAL CONTRA GRUPO INVESTIGADO POR ROUBAR MÁQUINAS AGRÍCOLAS EM SP

OPERAÇÃO 'RAPINA' CUMPRE MANDADOS EM UBERABA E FRUTAL CONTRA GRUPO INVESTIGADO POR ROUBAR MÁQUINAS AGRÍCOLAS EM SP

Mandados de prisão, busca e apreensão foram cumpridos em Uberaba e Frutal, nesta segunda-feira (30), durante a Operação "Rapina", contra uma organização criminosa investigada por roubar e furtar cerca de R$ 2 milhões em máquinas agrícolas no interior de São Paulo. A ação é da Polícia Civil de Barretos (SP) e contou com apoio das polícias Civil e Militar de Minas Gerais.

Ao todo, foram 15 mandados de busca e apreensão, sendo 2 em Frutal e 13 em Uberaba, que resultaram na apreensão de uma pistola, um revólver e dois carros utilizados nas ações criminosas.

Também foram cumpridos 5 mandados de prisão temporária em Uberaba, onde 2 dos alvos já estavam presos na Penitenciária por outros crimes. Os investigados têm 29, 30, 31, 33 e 35 anos; todos estão à disposição da Justiça.

Os mandados foram autorizados pela 1ª Vara Criminal de Barretos, onde as investigações foram iniciadas há dois meses, segundo o delegado da Polícia Civil, Rafael Faria Domingos.

“Os alvos são moradores de Uberaba e já eram conhecidos na região pela prática de crimes violentos, especialmente de roubos. Agora eles vão ficar presos por cerca de 30 dias até o término das investigações. Eles vão responder por roubo, furto, uso de documento falso e por organização criminosa”, contou.

Ainda de acordo com o delegado, o grupo criminoso fazia um levantamento de fazendas que tinham máquinas agrícolas e, se não houvesse moradores, furtava os veículos, colocando em caminhões e levando para outro estado com notas fiscais fraudadas. Se houvesse moradores, o grupo fazia reféns com armas de fogo e muita violência. Depois, praticavam o roubo.

“Nós conseguimos verificar que essa organização criminosa era bastante organizada, com divisão de tarefas. Tinham aqueles que eram responsáveis por manter as vítimas reféns, os responsáveis por escoltar o transporte para evitar que eles fossem abordados, e os responsáveis por fraudarem as notas fiscais”, acrescentou.

Antes da operação desta segunda-feira, o homem apontado como líder da quadrilha foi preso em flagrante em Pirajuba enquanto carregava, de acordo com a Polícia Civil, um caminhão-baú roubado em Jaborandi (SP).

“Como nós estamos numa região de fronteira entre estados, é bastante comum que organizações criminosas de Minas Gerais atuem em São Paulo e vice-versa. Então, é algo que a gente vê com bastante frequência nas nossas investigações”, finalizou o delegado.

As investigações

A quadrilha começou a ser investigada no final de junho, depois que uma fazenda na zona rural de Barretos foi invadida por ao menos oito criminosos, que renderam os moradores e levaram três tratores, além de dois carros das vítimas.

As autoridades apuraram, desde então, que ao menos oito pessoas – sete de Uberaba e uma de Frutal – eram suspeitas de atuar nos furtos e roubos em propriedades rurais não só em Barretos, mas em outras cidades do interior de São Paulo como Olímpia, Vista Alegre do Alto e Jaborandi.
Segundo a Polícia Civil, ao menos nessas áreas os criminosos causaram um prejuízo de R$ 2 milhões em equipamentos agrícolas.

Os investigadores também apontaram que os membros da organização faziam um levantamento prévio das máquinas existentes nas fazendas e que preferencialmente agiam à noite, para evitar que fossem encontrados.

No entanto, quando isso acontecia, segundo os agentes, os criminosos rendiam as vítimas e as ameaçavam com armas de fogo para concluir as ações.

A força-tarefa também apurou que o grupo emitia notas fiscais por meio de empresas de fachada para despistar as autoridades com relação aos receptadores das máquinas agrícolas furtadas e roubadas.

Fonte: G1

Inscreva-se em nossa NewsLetter