Ao realizar a Operação “Paz no Campo IV”, na segunda-feira (30), o 3º Pelotão da Polícia Militar de Meio Ambiente conseguiu efetuar a apreensão de várias armas de fogo, além de fazer prisões de três homens, nos municípios de Frutal, Itapagipe e Campina Verde.
Foram apreendidos dois revólveres calibre 38, quatro espingardas (calibre 12, 20, 24 e 28) uma garrucha 22 e 148 munições e cartuchos, além de serem lavrados dois autos de infração e da apreensão de um papagaio.
Esta operação é realizada de maneira constante com o objetivo de combater a criminalidade no meio rural, bem como a repreensão aos crimes ambientais com vistas a preservação e proteção do meio ambiente, bem como a segurança para o homem do campo.
PESCA PROIBIDA
Com auxílio da Polícia Militar Rodoviária, a Polícia Militar de Meio Ambiente fez a apreensão de um peixe que resultou na aplicação de uma multa de 505 UFEMGs ao infrator, em Frutal.
O fato ocorreu no dia 26 de Setembro, quando, em uma blitz de rotina no quilômetro 25 da MG-255, a Polícia Rodoviária abordou um Vectra com dois ocupantes, sendo que no porta malas do veículo, foi encontrado um peixe surubim pintado capturado por meio de arpão, em pesca subaquática, o que é proibido conforme leis do Ibama.
Ao acionar a Policia de Meio Ambiente, os envolvidos foram levados até o quartel da instituição onde foi feita a autuação da pesca, sendo que um dos homens assumiu ter feito a captura e, por isso, foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil.
Todos os apetrechos utilizados também foram apreendidos e enviados para o órgão ambiental competente. Conforme estabelece as normas do Ibama, a pesca subaquática é proibida durante a piracema e para peixe exóticos ou nativos em qualquer época do ano.