A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (Ficco) cumpriu, nesta terça-feira (19), 31 mandados de prisão preventiva, 48 de busca e apreensão e bloqueio de aproximadamente R$ 150 milhões.
A ação faz parte da operação "Anthill", que aconteceu em Uberlândia, Ituiutaba e Patrocínio, além dos estados de Goiás, Mato Grosso do Sul e Rio de Janeiro.
O grupo investigado atua no tráfico interestadual de entorpecentes, sendo responsável pela aquisição e transporte de grande quantidade de drogas do Mato Grosso do Sul para o Triângulo Mineiro.
Durante as investigações foram apreendidos cerca de 540 quilos de cocaína vinculados ao grupo e 37 pessoas foram presas, sendo 9 em flagrante.
“As investigações começaram em março de 2023 depois de recebermos informações de que um grupo estava adquirindo entorpecentes no Mato Grosso do Sul e trazendo para a região em compartimentos ocultos de veículos. Em maio do ano passado também realizamos uma apreensão de cocaína em Ituiutaba que permitiu que aprofundássemos no caso e identificamos alguns envolvidos. Eram 40 quilos de entorpecentes movimentados semanalmente.”, contou o delegado da Polícia Civil, Raphael Herrera.
O nome da operação “Anthill”, cuja tradução é formigueiro, em português, faz alusão à estrutura da organização criminosa que funcionava como uma rede complexa, hierarquizada e com divisão de tarefas, similar ao funcionamento de uma toca de formigas.
A operação contou com a participação de aproximadamente 250 policiais e as investigações seguem.
"O grupo criminoso é composto por diversos núcleos. Aqui em Uberlândia tinha um responsável por receber a droga e outros por fazer a lavagem de dinheiro. Entre eles há influencers, empresários e pessoas comuns envolvidas”, complementou o coordenador da Ficco, Geraldo Mendes.
Fonte: G1 Triângulo Mineiro