Criminosos atacaram uma agência do Banco do Brasil, por volta das 3h30, desta quinta-feira (27) em Uberaba. Na fuga, o grupo de aproximadamente 25 integrantes trocou tiros com policiais militares por mais de uma hora, causando pânico entre os moradores.
Duas pessoas foram baleadas na ação, entre elas uma mulher que foi atingida com um tiro na cabeça e o estado de saúde é gravíssimo. Dois vigilantes da agência precisaram ser socorridos por terem inalado fumaça. Na fuga, os criminosos fizeram um funcionário da concessionária Triunfo como refém. Ele foi libertado posteriormente.
Os assaltantes estavam em caminhonetes, carros e caminhões, cercaram as principais ruas do Centro e a Praça Rui Barbosa e, segundo a Polícia Militar, usaram armas de grosso calibre.
Até a última atualização desta reportagem, não havia informação se os ladrões conseguiram roubar dinheiro da agência. O G1 entrou em contato com o banco e aguarda retorno.
As fachadas de duas agências do Itaú e o prédio onde fica o gabinete dos vereadores de Uberaba também foram atingidos por tiros.
Duas viaturas do Corpo de Bombeiros, que estavam estacionadas no quartel da Avenida 13 de Maio, também foram atingidas.
Agência do Itaú Uberaba atingida por tiros — Foto: Bruno Sousa/G1
Viatura do Corpo de Bombeiros foi atingida por disparo feito por criminosos — Foto: Bruno Sousa/G1
Um possível artefato explosivo foi encontrado intacto na Avenida Guilherme Ferreira. O local está isolado até chegada de Grupo Antibomba.
Possível artefato explosivo foi encontrado na Avenida Guilherme Ferreira — Foto: Bruno Sousa/G1
O ataque
De acordo com o major Flávio Santiago, porta-voz da Polícia Militar, os criminosos atiraram contra os policiais após a ação na agência.
"Os nossos policiais militares revidaram essa ação lá em Uberaba. A informação que nós temos é de 25 homens nessa ação, com veículos, caminhonetes, caminhões. E a Polícia Militar fez a progressão. Houve intensa troca de tiros", disse ele.
Câmeras do sistema de monitoramento da região foram danificadas pelos criminosos.
Em vídeos feitos por moradores, publicados em redes sociais, é possível ouvir o barulho dos tiros. Imagens também mostram um homem amarrado no capô de um carro que foi feito como escudo. A PM ainda não confirmou como a vítima foi liberada.
Vidros do prédio do gabinete dos vereadores, na Rua Vigário Silva, também foram danificados — Foto: Bruno Sousa/G1
Feridos
Durante a ação, um homem e uma mulher, que não tiveram idades informadas, foram baleados. Ambos encaminhadas ao Hospital das Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM).
Segundo a assessoria do HC-UFTM, ela foi atingida com um tiro na cabeça e o estado de saúde é gravíssimo. Um homem foi baleado na perna. Ele foi medicado e o estado de saúde é estável.
Reféns
A polícia cercou toda a cidade e região.
Na fuga, os criminosos fizeram reféns. Um funcionário da concessionária Triunfo foi rendido pelo grupo e liberado posteriormente, sem ferimentos.
Por volta das 8h30, a PM confirmou que está negociando a rendição de criminosos que estão em um caminhão em uma estrada vicinal nas imediações da BR-262. Os policiais também negociam a soltura de reféns.
Por causa dessa operação policial no km 765, a Triunfo, concessionária responsável pela BR-262, informou que há congestionamento. "Retenção do km 755 ao km 763 Oeste e do km 769 ao km 765 Leste".
Sem energia elétrica e aulas
De acordo com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), 1,3 mil consumidores ficaram sem eletricidade porque o ataque causou danos na rede de energia elétrica. Ainda não é possível saber se o dano foi causado pelos tiros ou se os próprios bandidos danificaram a rede como parte do plano para assalto.
Até por volta de 7h, ainda não havia havia previsão de retorno da energia porque a polícia tem que autorizar a entrada dos técnicos na área que está interditada.
A Prefeitura de Uberaba informou que as aulas da rede municipal estão suspensas. Escolas particulares também estão usando as redes sociais para avisar aos alunos que hoje não terão aulas. Aulas na rede estadual estão suspensas durante a manhã, informou a Superintendência Regional de Ensino.
O transporte público foi suspenso nas primeiras horas da manhã, mas voltou a funcionar por volta das 8h20, conforme comunicado da Prefeitura.
Órgãos públicos municipais estarão fechados esta manhã de quinta-feira. O expediente começará às 12h. Os setores de atendimento médico de urgência e emergência funcionarão orientados pelas forças de segurança da cidade, segundo nota do Executivo.
A Secretaria Municipal de Saúde informou que as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) estão funcionando normalmente.
"Não houve nenhuma situação de atendimento referente ao ocorrido nesta madrugada, até o momento. Quanto a foto de mulheres deitadas no chão, sim, são do Hospital da Criança, que fora o susto está dentro da normalidade", diz trecho da nota da Secretaria Municipal de Saúde.
Em nota, o Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM) comunicou que as atividades administrativas do campus Uberaba serão retomadas a partir do meio-dia e que as aulas diurnas estão canceladas e só serão retomadas à noite. Ainda segundo o IFTM, qualquer alteração será informada pelos canais da instituição.
Também em nota, a Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) informou que flexibilizou as atividades administrativas e de ensino até o meio-dia.
A Universidade de Uberaba (Uniube) informou que as aulas foram suspensas na parte da manhã tanto no campus Aeroporto quanto no campus Centro. Além disso, as as provas e atividades avaliativas que seriam aplicadas no período matutino serão remarcadas. A universidade reforçou que, caso ocorra mais alguma alteração, os alunos serão comunicados pelas redes sociais oficiais e pelo ambiente virtual de aprendizagem da Uniube.
Na rede social, o prefeito de Uberaba, Paulo Piau, lamentou o ataque ocorrido na cidade.
Fonte: G1 - Triangulo Mineiro