Departamento de Trânsito de Frutal inverte a mão de direção de mais duas ruas da área Central. As vias Do Carmo e Silviano Brandão tiveram os sentidos invertidos, entre a praça Dr. Alcides de Paula Gomes e Santos Dumont. Placas verticais já foram instaladas e motoristas que transitarem na contramão poderão ser multados.
Dessa forma, a rua Do Carmo, que antes seguia no sentido bairro Princesa Isabel, agora tem tráfego em sentido inverso. Da mesma forma, a rua Silviano Brandão, que antes tinha sentido bairro-Centro, agora faz o trajeto contrário. As alterações foram concluídas no início da semana e ainda há muitos motoristas que, por força do hábito, acabam virando na “contra-mão” de direção.
De acordo com a diretora do Departamento de Trânsito de Frutal, Rosângela Trivilim, a partir do momento que a sinalização vertical é colocada, ela tem que ser respeitada. “Em breve iremos alterar mais dois trechos. As avenidas Benjamim Constant e Delfino Nunes, entre a rua Cônego Osório e avenida Brasília, também serão sinalizadas, obedecendo o sentido presente no restante dessas vias, que passaram a ser mão única”, explica.
Rosangela ressalta que as mudanças irão contribuir com o tráfego na área central. Segundo ela, serão instalados dois semáforos na rua Cônego Osório, sendo um na esquina com a praça Getútio Vargas e outro no cruzamento da via com a Benjamin Constant, trecho conhecido como “Curva da Galinha”. “Vai ficar muito bem sinalizado, facilitando o tráfego tanto de veículos quanto de pedestres”, garante.
Em razão dessas alterações, a diretora pede a colaboração dos motoristas. “A frota de veículos em Frutal aumentou significativamente nos últimos oito anos. De 16 mil saltamos para 42 mil, isso aqueles que pagam IPVA em Frutal, nestes números não estão incluídos visitantes que passam pela cidade. Essa mudança vem sendo processada há bastante tempo, agora estamos na fase de conclusão do projeto”, destaca.
Com relação a sinalização da rua Belo Horizonte, que teve o estacionamento de veículos limitado em boa parte de seu trajeto, Rosângela afirma que essa foi uma medida necessária. “O tráfego de caminhões e ônibus é intenso na via e, diante de solicitação feita pelos moradores, fizemos essa alteração. A rua continua com dois sentidos de direção, mas colocamos o estacionamento apenas de um lado, para que o trânsito flua melhor e proporcione maior segurança a todos”, ressalta.