Geral

Projeto que trata sobre os cuidados com os animais é trabalhado nas escolas municipais

Projeto que trata sobre os cuidados com os animais é trabalhado nas escolas municipais

Diante da necessidade de despertar na criança e no jovem cidadão, o devido amor à natureza, especificamente, aos animais domésticos e silvestres, o Centro de Controle de Zoonoses, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal do Meio Ambiente, CEMEIs e Escolas Municipais de Frutal, desenvolveu o Projeto “Os animais e o mundo que nos cerca”, que está sendo trabalhado com crianças da educação infantil e alunos do 9º ano do Ensino Fundamental.

Na quinta-feira (19), a coordenadora do Centro de Controle de Zoonoses, a veterinária Camila Castro, ministrou uma palestrando sobre os cuidados básicos com seu animal de estimação, uma das atividades do Projeto, que aconteceu na Escola Municipal Joaquim Barroso, no povoado Vila Barroso (Chatão). “Hoje meu único sentimento é de gratidão, como é bom saber que as pessoas compreenderam o meu pensamento. Quero agradecer a equipe da coordenação pedagógica, pois o projeto ficou excelente. Agradecer também as professoras da Escola M. Joaquim Barroso, quanta sabedoria para levar o conhecimento para nossas crianças, os olhinhos brilhavam enquanto eu falava. Obrigada pela oportunidade de ver o meu sonho se realizando, espero poder dividir muitos desses momentos com vocês. Obrigada a secretária Gabriela Mello pela parceria e a prefeita Maria Cecília pela confiança e oportunidade”, ressalta.

De acordo com a coordenadora do Centro de Controle de zoonoses, Camila Castro, o projeto teve início em julho e será concluído na primeira semana de outubro em comemoração ao Dia dos Animais, celebrado no dia 05 de outubro.

O projeto tem como objetivo, levar os alunos a identificar suas peculiaridades, suas características e seus limites, a realidade e o habitat de algumas espécies de animais domésticos e silvestres, contribuindo para a construção de novas aprendizagens e fortalecendo as relações afetivas entre as espécies humana e animal, desenvolvendo, assim, o respeito aos animais e reconhecendo a importância dos cuidados que levarão à preservação da vida animal.

O trabalho tem ainda como foco, conscientizar as crianças, os jovens, como também, os adultos, sobre a responsabilidade de cada cidadão e cada órgão vinculado ao meio ambiente, os processos de denúncias, recolhimento e cuidados com os animais que recebem maus-tratos ou que são abandonados e a finalidade e competência de cada órgão nesse contexto.

O projeto é desenvolvido de forma lúdica, buscando despertar nas crianças o envolvimento, a participação e o interesse em conviver e experimentar a relação de afeto e cuidado entre os seres.  As atividades desenvolvidas são expostas na própria escola, culminando num passeio dos alunos com o professor, na primeira semana de outubro, para apreciação dos trabalhos dos colegas. A Avaliação é diária e contínua, analisando a participação e envolvimento dos alunos nas atividades propostas.

Inscreva-se em nossa NewsLetter